A infância é tempo de estudar, brincar e receber os cuidados dos pais e familiares. Em Zacarias lemos essa verdade, e que me faz recordar anos atrás vendo crianças correndo e brincando pelas ruas da cidade. Precisamos fazer a nossa parte para que essa seja a realidade da Colômbia, do Brasil e de todo o mundo!

E as ruas da cidade estarão sempre cheias de meninos e meninas brincando. (Zacarias 8.5)

Depois de mais de 50 anos de conflito armado, mais de 7,4 milhões de colombianos tiveram que deixar suas casas e cidades, saindo sem rumo para buscar refúgio e segurança em outras partes do país. Com isso, aumentou o número de crianças vulneráveis e que vivem em situação de risco, principalmente nas grandes cidades. Elas sofrem com a falta de alimentação e os abusos físico, moral, sexual e social. Para completar o quadro, chorei com a notícia da morte de 16 crianças indígenas da tribo Wayúu que morreram simplesmente por desnutrição. Por isso, a nossa Bolsa Verde do projeto Calçada é tão necessária, curando esses pequenos corações que sofrem.

Compartilho duas transformações de vida através do aconselhamento. Pilar é uma garota que, provavelmente, foi abusada sexualmente por seu pai. Por isso as histórias contadas no aconselhamento com a Bolsa Verde foram restauradoras, pois quando ela entendeu o grande amor de Deus por ela seu rosto ficou mais alegre! A educadora e os familiares disseram que Pilar melhorou a intolerância em relação aos seus acompanhantes da instituição, e que ela também mostra melhora no comportamento.

Nérida é uma menina de oito anos. Ela chorou muito quando sua mãe foi trabalhar e ficou vários meses distante. Esse é um dos problemas na Colômbia; por falta de trabalho no campo as famílias se desfazem para conseguir um emprego. Sua mãe é alcoólatra e a esquece, disse-me Nérida no aconselhamento com a Bolsa Verde. "Meu pai também se esqueceu de mim e foi embora. Sinto-me muito triste", disse.

Diante do sofrimento do abandono de seus pais, Nérida desenvolveu baixa autoestima. Ela se comparou ao lixo, porque também se sentia sem valor e rejeitada pelos pais. Mas Deus falou ao seu coração através da história da ovelha perdida e consolou-a. Pouco a pouco a alegria retornou ao seu coração, e no final do aconselhamento ela disse que parecia um cordeirinho, porque Deus a ajudou!

Nérida e sua avó foram visitadas e receberam a Jesus em seus corações. Atualmente elas são discipuladas. As crianças ao nosso redor estão sofrendo, algumas em silêncio. Somente com a Palavra de Deus podemos ajudá-las. Aproveite cada oportunidade para dizer-lhes que Jesus as ama!

 

Carmen Ligia Ferreira
missionária na Colômbia

Doe agora