“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”, (Mateus 28.19-20). O texto bíblico relata as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos antes de subir aos céus. O precursor das missões modernas, William Carey, deu o título de “Grande Comissão” a essas palavras de Jesus, e esta é uma tarefa que deve ser cumprida pela igreja até que todos ouçam sobre o Evangelho. Como testemunhas de Cristo, são nossos o privilégio e a responsabilidade de completar a missão, e este é o tema/convite/desafio da Campanha de Missões Mundiais 2023: “Vamos completar a Missão”!

Quase 2 mil anos depois da Grande Comissão, com muito mais recursos humanos, tecnológicos, logísticos e financeiros disponíveis, muitas pessoas podem pensar que completar a missão é uma tarefa simples. Mas, ainda há mais de sete mil povos não-alcançados, mais de quatro bilhões de pessoas que nunca ouviram sobre o Evangelho, e cerca de duas mil línguas sem a tradução da Bíblia. Os números demonstram que a tarefa é gigante e desafiadora, mas a excelente notícia é que Jesus, ao mesmo tempo que nos confia a missão de fazer discípulos de todas as nações, também promete que estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos! Não há um único dia, um só momento no qual estaremos sozinhos no cumprimento da Grande Comissão. É Ele mesmo quem nos acompanha, capacita e dá o poder para testemunhar.

Pela graça de Deus e por sua disposição em participar da Missão dEle, seguimos avançando na demonstração do amor do Pai e proclamação do Evangelho em 80 países do mundo. O programa “Há Fome no Mundo” (HFM) continua alcançando pessoas e contribuindo no alívio das situações de fome, insegurança alimentar e desnutrição na Venezuela e em Angola. Nos dois países há o desafio de aumentar o alcance da merenda e do suplemento Farinha Enriquecida (FE) às crianças, de refeições para as famílias em maior necessidade e de continuar desenvolvendo ações que colaborem para o desenvolvimento das comunidades, como cultivo de hortas, compartilhamento de conhecimento, cursos e formações profissionais. Por meio dessas ações, além de promover o bem-estar físico, social e econômico, o objetivo maior é mostrar o imenso amor do Pai por cada pessoa. Peço que ore pelas atividades do HFM, pelas pessoas beneficiadas e pelas equipes que estão trabalhando com dedicação em cada local.

Um outro motivo pelo qual também peço suas orações é a situação dos deslocados internos em Burkina Faso, na África Ocidental. Por motivos políticos, étnicos, econômicos e religiosos, o terrorismo praticado por grupos ligados ao Estado Islâmico e Al Qaeda é um dos grandes problemas de Burkina Faso, pois promove o caos e a desestabilização das comunidades. Por conta da violência e perseguição religiosa, milhares de pessoas foram forçadas a fugir para salvar suas vidas. Os dados apontam para cerca de dois milhões de deslocados internos, que geralmente vivem em barracas de lona e sob condições precárias em diversos aspectos. Trabalhamos para aliviar o sofrimento dessas pessoas tanto no âmbito espiritual quanto físico. Na parte social, um dos desafios é a ajuda emergencial para a alimentação de 350 deslocados, num campo próximo à capital, e oramos também para estruturar ações de promoção à saúde, educação e higiene. Que o Pai nos guie e abra as portas necessárias!

Seguimos juntos, firmados no amor, na graça e no poder do Senhor para juntos completarmos a missão!

Envolva-se através da oração e adotando o Projeto Há Fome no Mundo.

Gabriela Mendes

Missionária no Oeste da África