Neste sábado (18), Missões Mundiais dará um grande passo no trabalho missionário na Guiné-Bissau. É o dia do lançamento do DVD da série Caminho de Volta, produzido e protagonizado pela missionária Renata Santoliver. Um trabalho que, segundo a missionária, demorou cerca de 2 anos desde o processo de gravação, edição, produção até a impressão de todo o material, que foi feita no Brasil. A própria Renata levou as cópias do DVD para o país africano.

“Para produzir os DVDs a gente teve que chorar e orar muito, colocar diante de Deus, fazer promoção em várias igrejas. Demoramos uns dois anos pra conseguir produzir esses DVDs e agora, para a glória de Deus, eles se tornaram realidade”, comemora Renata.

O lançamento terá uma intensa programação com cantores evangélicos de renome na região e a presença de autoridades da Guiné-Bissau. Haverá ainda festa étnica, com danças típicas de várias etnias locais, mensagens e músicas evangelísticas, exibição de trechos de episódios da série e uma grande festa de louvor ao nome do nosso Deus. O desejo de Renata e de todos que atuam nesse projeto é que seja um dia de salvação e de reconciliação. Um dia que marque a vida das pessoas da Guiné-Bissau.

Um desafio pelo qual a missionária pede orações é o jejum do Ramadã. Nesse campo missionário, boa parte da população é muçulmana e segue o jejum islâmico. Como o lançamento do DVD acontece a partir das 18h local, muitos líderes muçulmanos que gostariam de prestigiar o evento poderão não participar, pois às 19h é a hora que eles entregam o jejum, com um grande banquete. Mas Renata tem incentivado os muçulmanos a irem após o corte do jejum, já que a programação deverá se estender até as 22h local.

“Nesta época do Ramadã muitos muçulmanos, aqueles religiosos mais firmes, evitam estar em programações sociais. Isso tem me deixado um pouco aflita, porque  eu quero muito que os muçulmanos compareçam em peso. Muitos foram convidados e demostraram o desejo de ir, mas muitos falam que o problema é o momento de cortar o jejum. Então, nós estamos falando pra eles irem depois que cortarem o jejum, porque estaremos lá até às 22h”, conta a missionária. 

Além da população que promete comparecer em massa, esta semana Renata também recebeu a notícia do desejo de alguns juízes e até da esposa do primeiro-ministro do país em querer comparecer ao lançamento do DVD.

Todo o sucesso da série Caminho de Volta, exibida na Guiné-Bissau e que agora está em DVD, se deve a sua temática e também à dedicação da equipe que além de atuar, produz os episódios. Ela é o foco do trabalho da missionária Renata em Guiné-Bissau, que usa esses para evangelizar principalmente os muçulmanos.

“Mas através desse seriado, a gente também trabalha com mudança de mentalidade, ensinando novos caminhos, mostrando através da realidade deles, qual é a vontade de Deus para suas vidas”, comenta.

Os episódios são usados não só por Renata, mas também pelos demais missionários de Missões Mundiais que se encontram na Guiné-Bissau.

“A expectativa, principalmente dos missionários que trabalham em comunidades mais distantes, em aldeias mais afastadas, é muito grande. Com os nossos vídeos, eles trabalham diretamente com a cultura local, eles têm o pensamento de usar esse DVD como ferramenta de evangelização. E essa tem sido a nossa oração, que o nosso programa seja ferramenta para fazer missões”, diz a missionária.

A série trabalha temas específicos da sociedade africana, principalmente da sociedade da Guiné-Bissau, como a violência doméstica e o assassinato de crianças deficientes (eles acreditam que uma criança deficiente não é uma pessoa, mas um demônio e por isso precisa ser sacrificada). Tudo à luz da Bíblia.

Renata tem recebido relatos de várias pessoas que mudaram seu comportamento após assistirem à série. Uma mulher que iria sacrificar o filho deficiente, mudou de ideia após assistir a um episódio sobre o tema. Há ainda testemunhos de meninas que deixaram a prostituição e muitos outros relatos de pessoas que receberam em seus corações a mensagem disseminada através da série de TV, que agora está em DVD para alcançar muito mais pessoas.

“Graças a Deus porque nós trabalhamos com televisão, alcançamos todos os tipos de pessoas. Aqui na Guiné-Bissau existem mais de 32 etnias: animista, muçulmana... Mas a série Caminho de Volta consegue alcançar todas as camadas da sociedade, todas as etnias. Mesmo os muçulmanos são fãs da série”, alegra-se Renata.

Renata é formada em Nutrição e Teatro. Começou em Missões Mundiais no projeto Radical Luso-Africano, servindo em Moçambique. Lá ela atuou com nutrição. Já como missionária efetiva, ela atuou durante 3 anos em São Tomé e Príncipe, onde produziu seu primeiro seriado: Reviravolta.

“Reviravolta também foi um grande sucesso, o programa de maior audiência do país. A emissora local deixou de retransmitir as novelas da Globo para poder passar o nosso seriado no horário nobre,  domingo à noite”, conta.

Há 3 anos, Renata serve na Guiné-Bissau tem alcançado o seu objetivo, que é anunciar o Evangelho de Jesus usando a televisão como ferramenta.

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro