O sucesso do desenvolvimento de Cabo Verde se deve, em parte, à parceria e investimento proporcionados pela China a partir de meados de 1995, quando comerciantes chineses começaram a chegar ao país africano. Em 2016 já havia mais de 400 lojas no arquipélago e o número de imigrantes continuava a crescer. Mesmo com poucos recursos naturais, Cabo Verde possui uma importante posição geoestratégica de influência no coração do oceano para a potência mundial. Entendendo essa diversificada configuração local, um dos ministérios realizados pelo casal missionário Pr. Elton e Kellen Rangel consiste na Igreja Chinesa.

Atualmente eles possuem em torno de 14 congregados, sendo seis batizados e oito não-membros por ainda não aceitarem realizar o batismo. A programação é quase toda em mandarim, pois consideram também a língua local, e começa com cânticos e hinos conduzidos por um dos membros. A missionária Kellen conta que todos gostam muito de cantar, então, o momento de louvor tem em média cinco hinos e muita alegria. 

Após recitar o credo apostólico, o pastor dirige um momento de oração e a pregação, traduzido do criolo para o chinês por uma irmã. Ao final, eles oram o Pai Nosso. No dia de ceia, após o culto, somente os irmãos batizados permanecem para que possam participar da Ceia do Senhor.

O trabalho de discipulado é um grande desafio por conta da língua e resistência. Os missionários contam com a ajuda de uma chinesa, membro da igreja, para a tradução do criolo para o chinês e de um amigo “brasileiro-chinês” que auxilia na tradução também de estudos evangélicos – sendo que os dois possuem pouca disponibilidade.

O desafio da resistência ocorre principalmente com a maioria que pratica o budismo. De maneira geral, os chineses são muito desconfiados, mas aceitam ouvir quando conhecem a pessoa previamente. A cultura entre os chineses é de prioridade ao trabalho, eles vivem para isso e, portanto, muitos moram no mesmo local do emprego. Para chegar até eles, os missionários vão às lojas, aproximando-se aos poucos. Alguns são bem simpáticos, mas ao mesmo tempo cismados. Então eles precisam agir com cautela ao estabelecer o relacionamento.

  

Missionários Elton e Kellen em evangelismo com comerciantes chineses

 

Quando conseguem uma boa abertura na conversa, eles convidam os comerciantes para uma visita em casa com o objetivo de orar. Além disso, os missionários Elton e Kellen vão iniciar um domingo bimestral – uma vez que a Igreja Chinesa se reúne aos sábados – para a realização de um jantar no qual os chineses poderão levar outros de seu convívio social para participar e ouvir o testemunho. É mais uma forma de investir no evangelismo.

Ore pela Igreja Chinesa e seus desafios de crescimento e evangelismo, pelas dificuldades com tradutores com tempo disponível, pelo novo curso de línguas que os missionários irão começar – que Deus os capacite e oriente –, por suas vidas e família.

Faça a Igreja Chinesa se alegrar com suas orações e doações!

 

Doe Agora

 

 

colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)