O casal missionário Mussa e Awa, juntamente com o filho Ertan Sambu têm trabalhado desde 2014 com um povo não alcançado no oeste africano. De acordo com o site de pesquisa missiológica Projeto Josué (Joshua Project), esse povo é 100% muçulmano, representando um dos maiores desafios desse país do oeste africano. Há 10 convertidos numa população de 47.000 pessoas. Isto significa que não há igrejas locais entre esse povo e nem a Bíblia traduzida na língua materna deles. 

Atualmente o trabalho está sendo desenvolvido em duas áreas: tradução da Bíblia e Educação Multilíngue.  

Na tradução da Bíblia, estamos na fase da organização de um alfabeto 

juntamente com uma comunidade desse povo não alcançado. Para desenvolver o trabalho de tradução da Bíblia, seja oralmente ou através da escrita, é necessário estabelecer o alfabeto e conhecer a gramática da língua. Com relação à Educação Multilíngue, desde 2015, Awa juntamente com a comunidade tem ajudado a reformar um centro comunitário que estava abandonado há 12 anos. Era um espaço com janelas, portas e telhados quebrados e vários buracos no chão feitos por cupim. 

De um local abandonado, sem vida, agora o centro comunitário está reformado e nele acontecem, de segunda a sexta-feira, aulas de uma pré-escola que tem oferecido oportunidade de educação a 24 crianças de famílias muçulmanas. 

Os próximos passos serão a divulgação do alfabeto dessa língua entre o povo e a elaboração de material didático para a alfabetização na língua materna. 

 

Doe agora