Há alguns anos, preocupado com crianças surdas que havia na igreja e como poderia melhorar a comunicação com elas, um casal missionário saiu pelas ruas do bairro onde mora, em Angola, a procura de meninos e meninas com necessidades educativas especiais e com deficiência auditiva. Eles identificaram 28 pequeninos que tinham alguma deficiência que atrapalhava sua comunicação e, consequentemente, o entendimento sobre o Evangelho. Assim nascia o ministério com surdos da Igreja Batista do Calvário, uma igreja com visão inclusiva. É sobre este ministério, que tem como sua principal ação a Escola Pamosi, que o Doe Esperança 2019 falará às igrejas brasileiras. 

Rosângela Teck, missionária dos batistas brasileiros, e seu marido, o pastor angolano Sabino Teck, coordenam o trabalho que tem levado a voz de Deus onde só o silêncio existia. 

O sonho de anunciar Cristo aos surdos locais começou de maneira bem rudimentar. Uma escola de tijolos feitos de barro e capim começou a ser erguida. Eram duas salas, as crianças sentavam no chão e apoiavam o papel sobre os bancos para conseguir escrever.  As doações foram chegando, e aos poucos a Pamosi, que em português significa “Juntos”, foi crescendo. Novas salas foram construídas e as primeiras carteiras começaram a chegar. Mais e mais crianças surdas foram matriculadas.

A procura foi tão grande que o atendimento precisou ser suspenso. Não havia estrutura para atender a tantos alunos. Durante cinco anos o trabalho foi paralisado até que em 2016 a voz da comunidade falou mais alto. Eles queriam a Escola Pamosi de volta. Os batistas brasileiros disseram que estariam “juntos” neste desafio e o trabalho foi reiniciado. 

Hoje já são mais de 130 alunos matriculados, 102 são crianças. Entre eles há 28 deficientes auditivos e também alunos com Síndrome de Down, deficiência visual e outros comprometimentos físicos, genéticos e intelectuais. 

A equipe da Escola Pamosi atua com a visão de alcance e inserção de pessoas com necessidades especiais. O trabalho alcança não só os alunos, mas também seus familiares. Há professores e uma diretora pedagógica. A filha do casal missionário, Hosana, veio ao Brasil especialmente para estudar Pedagogia e voltar para Angola a fim de colocar em prática o ensino de inclusão. 

Deus tem levantado pessoas que sustentam a Escola Pamosi com seus dons, talentos, dedicação de tempo, oração e também com ajuda financeira. Você também pode apoiar Missões Mundiais na inclusão de crianças não só na sociedade, mas no Reino de Deus. Meninos e meninas precisam de materiais didáticos, mais professores e merenda escolar. Doe Esperança. Vamos dar o nosso melhor a essas crianças e às que ainda não podem ser matriculadas por falta de vagas. 

Um terreno de um hectare já foi doado pelos batistas brasileiros. Se mais pessoas disserem: Pamosi! (Juntos!) novas salas poderão ser construídas e muito mais crianças poderão ser atendidas. Os missionários sonham com a construção de uma grande escola. Doe Esperança! 

A campanha Doe Esperança 2019 receberá ofertas entre os dias 13 de setembro e 31 de outubro. O valor mínimo é de R$ 30,00 e você pode fazer esta oferta rapidamente aqui A sua oferta ajuda a incluir crianças no Reino de Deus.

Se preferir, acesse o site www.doeesperanca.org.br ou entre em contato com a Central de Atendimento JMM 2122-1901 / 2730-6800 (cidades com DDD 21) / 0800-709-1900 (demais localidades) nos dias úteis, 8h às 19h (horário de Brasília) / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. +55 21 98216-7960 / 98055-1818 (WhatsApp).

 

Doe agora