Em Cabo Verde, apenas 2% da população é evangélica. As tradições culturais e religiosas são muito fortes. Mas as pessoas já estão começando a perceber que não são elas que preenchem suas vidas. Assim, mais do que nunca, é importante o trabalho de discipulado e evangelização de todos os povos de diferentes nacionalidades que vivem nesse país africano.

O primeiro-ministro do país anunciou que o mundo está em guerra contra o vírus, e a missionária Kellen Rangel ressalta que é tempo de anunciar a paz de Cristo. Por isso, ela e o seu esposo, o missionário Elton Rangel Jr., têm ligado para as pessoas oferecendo uma palavra de conforto e seu tempo para lhes ouvir. Eles também têm publicado nas redes sociais mensagens que falam a respeito de segurança em Jesus, que está vivo.

E graças ao quebrantar do Senhor, os que antes estavam fechados e desligados da mensagem de Deus, agora ligam para os missionários pedindo para que lhes levem bíblias. Tomando os devidos cuidados, eles têm entregado algumas bíblias, deixando-as nas portas das casas.

Mesmo em meio ao estado de emergência, no último domingo (19), os missionários receberam autorização para irem ao bairro de Ponta D'água, no qual estão iniciando uma igreja. Lá, eles distribuíram sabonete líquido caseiro e legumes para 90 famílias. Além de entregarem bíblias e passarem informações às pessoas sobre o coronavírus e a pandemia.

Com as doações da Igreja Chinesa, 20 famílias caboverdianas puderam receber alimentação – que também repartiram com outras famílias devido a grande necessidade local. Para evitar aglomerações, os missionários deixavam os itens na porta da casa, chamavam a pessoa e mantinham um distância segura. O bairro é mais afetado da ilha em que os missionários residem.

“Ontem (22) falando com alguns de Ponta D'água pelo telefone, as pessoas estavam querendo saber o que a Bíblia diz sobre o que está acontecendo. Foi uma boa oportunidade para anunciar Jesus e a sua segunda vinda”, compartilhou a missionária.

Kellen disse também que as pessoas estão mais sensíveis para receber a boa notícia da paz que só há em Jesus Cristo. E que, como cristãos, devemos estar prontos para ser esse canal entre os que buscam e o Senhor. Precisamos depender do Espírito Santo, depositar nossa confiança Nele. Porque em cada detalhe, toque e atitude, é o Espírito que irá agir e levar os corações a Deus. A missionária Kellen disse que nesse momento tão delicado vivido pela humanidade, para transformar o mundo com a alegria de Jesus, devemos anunciar a paz.

Ore pela vida dos missionários e pela oportunidade que estão tendo de se aproximar ainda mais de pessoas que antes mantinham seus corações fechados para Deus. Interceda também pela irmã que auxilia os missionários nos trabalhos de tradução para os chineses, membro da Igreja Chinesa, que está internada com a COVID-19 desde março. E também por uma jovem de 19 anos que tentou o suicídio e estava no hospital. Graças a Deus, ela já recebeu alta e os missionários têm mantido contato com ela, conversando e estudando a bíblia pelo telefone.

“Precisamos transformar o mundo com a alegria de Jesus. Esse é o nosso desafio. Nesses dias em que o mundo chora tantas mortes, em que o medo abala, aflige muitas pessoas… Os governantes e as nações estão paralisados, amedrontados diante de um vírus. É para esse tempo que nós somos chamados por Deus. (...) Para transformar o mundo com a alegria de Jesus, anuncie a paz. Vá e faça alguma coisa. dependa do Espírito Santo”, exorta a missionária.



colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)