Em meio a tantas diferentes emoções que temos vivido neste tempo no Brasil, quando viemos de Botsuana para atender a agenda de promoção da Campanha “Transforme o Mundo com a Alegria de Jesus”, nos deparamos com um cenário totalmente inusitado: pessoas isoladas, igrejas fechadas, famílias separadas e tantas incertezas. Essa situação nos nocauteou e atingiu em cheio nossas expectativas em relação a esse tempo aqui.

Deus em sua infinita bondade tem suas maneiras de nos confortar e nos mostrar os seus propósitos a cada dia. O Proclamai 2020 foi um presente tão especial para a minha vida, pois veio renovar a convicção do chamado que Ele mesmo havia confirmado há tantos anos em outro Proclamai.

Servimos como família missionária desde 2004 e durante todo este tempo Deus tem nos surpreendido com seu amor, nos ensinado a sinalizar o seu reino em toda e qualquer circunstância. Não seria diferente neste tempo de isolamento. Foi uma estratégia de Deus este Proclamai online. Seu alcance foi muito maior do que qualquer previsão e o impacto foi gigantesco na vida de muitas pessoas, inclusive na minha.

O quadro “Retalhos” de maneira especial tocou meu coração, pois de forma descontraída e criativa pudemos compartilhar os desafios e o agir de Deus no campo missionário. Tive o privilégio de compartilhar sobre o Programa de Desenvolvimento Comunitário “Blessed Hands” (Mãos Abençoadas) que temos realizado em Botsuana desde 2014, e o foco é capacitar comunidades a confeccionar produtos de qualidade através do artesanato e ajudar na geração de renda.

O Blessed Hands retrata de maneira clara a ideia de que retalhos podem ser desprezados e desvalorizados, mas quando são unidos podem ser transformados em produtos maravilhosos, assim como nas mãos de Deus somos transformados e unidos a outros para cumprir o lindo propósito de Deus de amar as pessoas. Eu chorei de alegria ao ver o resultado do leilão do tapete de retalhos que mostramos durante o programa. Deus tocou corações que doaram com alegria uma significativa oferta missionária. Jamais imaginei que um simples tapete pudesse ser bênção para florescer o amor por Missões.

Durante o Proclamai 2020 o meu coração estava queimando constantemente. Pude chorar muitas vezes ao ser confrontada com os desafios apresentados pelos nossos colegas missionários de diversos campos no mundo. Pude me alegrar com as vitórias e os milagres que o Pai tem realizado nos quatro cantos do nosso planeta. Pude ser encorajada pela Palavra de Deus e também ser desafiada a me entregar mais para participar do que Deus está fazendo no mundo através das oficinas no período da tarde. Foi maravilhoso podermos louvar juntos, exaltar Aquele que nos proporcionou momentos inesquecíveis como este congresso.

Neste Proclamai Deus renovou em nossa família o desejo de continuar servindo a Ele e às pessoas e investir o nosso tempo de vida na propagação do seu reino onde quer que estejamos. Que juntos possamos continuar transformando o mundo com a alegria de Jesus. Nosso desejo é que tenhamos outros congressos como este e que muitos possam ser desafiados a cumprir o seu chamado. Até logo e que venham muitos outros “Proclamais”.

Deus os abençoe.

 

Edna Carmona
missionária de Missões Mundiais em Botsuana

 

Doe agora