No Senegal, uma das formas em que Missões Mundiais está presente é através dos projetos educacionais. Os missionários contam como funcionam os projetos escolares, o PEPE Senegal e o Ministério com Surdos.

A missionária Mariana Lima, juntamente com voluntários e outros professores, fala com alegria sobre as três escolas voltadas para educação infantil e a primeira etapa do ensino fundamental. Ao todo são quase 400 alunos matriculados que têm a oportunidade de aprender a ler, escrever e ouvir a Palavra de Deus.

O mesmo ocorre nas mais de 15 unidades do PEPE espalhadas pelo país. Conforme explica a missionária Lia Garcia, o projeto socioeducativo tem um grande impacto social e já está presente no país africano há 12 anos. Ao todo são mais de 600 crianças em idade pré-escolar que participam do projeto. Todas são de comunidades em situação de vulnerabilidade social, que através do PEPE têm a oportunidade de acesso à educação pré-escolar.

Nos dois projetos, é importante também o envolvimento familiar dos alunos. Assim, as missionárias, os voluntários e educadores trabalham de forma a permitir que os responsáveis se sintam parte do processo escolar das crianças. Além disso, outro grande desafio encontrado por elas e pela equipe é deixar uma marca clara e real do amor de Deus na vida dos alunos.

Um testemunho marcante relatado pela missionária Mariana é de um pai que compareceu à escola para uma reunião e contou que seus outros filhos, em níveis escolares diferentes das escolas dos projetos da JMM, não eram cuidados da mesma maneira. Ele disse: “Eu tenho outras crianças em outras escolas. Mas a maneira como a minha filha é tratada aqui nessa escola é muito diferente do que vi nas outras. Eu nunca imaginei ou pensei que uma escola pudesse tratar uma criança com amor”.

Portanto, o desafio é deixar nítida a marca do amor de Deus, não só pelas crianças, mas também por suas famílias. E pela graça e misericórdia do Senhor, os projetos não só têm alcançado esse desafio quanto também podem proporcionar um ensino de qualidade para esses alunos de baixa renda que possuem pouco ou nenhum apoio escolar em casa, explica a missionária Mariana.

Em outra região, o projeto Ephata - Ministério com Surdos do Senegal – em sua atuação considera as três necessidades básicas dos surdos. O missionário Saulo Lima explica que a primeira necessidade é o conhecimento da Palavra através da plantação de ministério nas igrejas. A segunda é o conhecimento intelectual, o aprendizado da linguagem de sinais. E nisto, considera-se não só a formação dos surdos como também dos professores e outros voluntários à frente do projeto. E a terceira necessidade é o desenvolvimento da dignidade social e a busca por profissionalização para os jovens e crianças.

A missionária Sara Lima conta que a realidade do país para o próprio senegalês já é bem complicada. Então para o deficiente auditivo o grau é ainda maior. A primeira barreira é a escolarização; muitos surdos sem conhecimento nenhum. Eles não sabem ler, escrever ou uma língua de sinais – ainda não existe uma oficial no país. Isso se reflete também na dificuldade de arrumar um emprego.

O segundo desafio é a cultura local que considera qualquer deficiente como alguém amaldiçoado por Deus. “Esse é um aspecto muito delicado e difícil porque ele traz muita dor ao surdo senegalês. Tanto na sua vida pessoal, quanto no seu relacionamento com Deus, pois ele se pergunta o que o Senhor pensa dele”, explica a missionária. Assim é difícil porque para os surdos a vida é “atrasada” em todos esses aspectos.

Portanto, o projeto Ephata visa através da educação, ajudar os surdos a se desenvolverem e a conscientizar a sociedade e as famílias dos alunos. Em apresentações escolares especiais, muitos se espantam, pois não acreditam na capacidade de aprendizado dos surdos e, assim, não acreditam que eles possam realizar cálculos matemáticos ou fazer apresentações de teatro, por exemplo. Os missionários e educadores voluntários trabalham, então, para mostrar a sociedade e, principalmente, aos próprios alunos que eles são inteligentes e capazes, ajudando a desenvolver sua autoestima e aproximá-los de Deus.

O Senhor tem realizado grandes obras e alcançado muitas vidas senegalesas através dos missionários e projetos de Missões Mundiais. E tem usado você também através das suas orações e ofertas. Vamos juntos transformar o Senegal com a Alegria de Jesus.

 

Doe Agora

 

por Jamile Barros