Neste exato momento em que escrevo este artigo, milhares de crianças estão sendo exploradas e privadas de seus direitos, sem acesso à saúde, educação ou à proteção contra a violência. Somente na África são 59 milhões de crianças de 3 a 5 anos sem acesso à escola, segundo dados do Unicef. Crianças que em tantos países na África são vitimas das formas mais cruéis de exploração e abuso. Meninos e meninas que são submetidos a uma rotina de violência e abuso, forçadas ao trabalho da mendicância, induzidos à delinquência e muitas vezes usados em ações terroristas. Crianças que já perderam um dos bens mais preciosos na vida: a infância.

Diante desta multidão de crianças sem futuro, o que temos feito? No PEPE (programa socioeducativo) trabalhamos para que cada criança nas comunidades onde atuamos possam ter acesso à educação e uma chance de ter esperança e um futuro. Somente no continente africano o PEPE está presente em 14 países. Com 241 espaços pedagógicos; 528 educadores e mais de 9.300 crianças beneficiadas.

Para estas crianças atendidas no PEPE o futuro é cheio de esperança, mas ainda há milhares de outras crianças que aguardam uma oportunidade. E os desafios são muitos. Em muitos países na África, por exemplo, a maioria das escolas não tem água potável, energia elétrica ou mesmo banheiro. O material didático também é insuficiente; cada livro didático geralmente é usado simultaneamente por pelo menos três crianças.

Sim, você pode ajudá-las a sonhar e a ter esperança de um futuro melhor. Investindo apenas o equivalente a 15 dólares (cerca de R$ 82) por mês você contribui para que uma criança tenha acesso a uma educação de qualidade e possa ter um futuro de esperança. Você também pode se juntar a outras pessoas e dedicar uma parte das suas férias servindo em uma das unidades do PEPE na África, seja construindo, reformando salas de aula e banheiros ou  ministrando alguma capacitação na área pedagógica ou mesmo realizando outras atividades. Faça parte!  Acesse aqui agora mesmo e ajude a salvar o futuro de muitas crianças.

 

Fernando dos Santos
coordenador regional do PEPE na África Ocidental 2

 

Doe agora