Amado irmão, o ano de 2020 foi um ano de muitos desafios para todos nós, em qualquer lugar que estivéssemos, diante de tantas incertezas o mais importante era ouvir a voz de Deus e prosseguir confiando em sua fidelidade. E por isso não tem como iniciar este ano sem lhe dizer um muitíssimo obrigado querido missionário mantenedor, você foi a prova viva da fidelidade de Deus de maneira muito especial para as escolas Estrela Brilhante, Fábrica de Esperança e Dund Gi aqui no Oeste da África.

Quando o confinamento veio, junto com ele uma dúvida terrível atravessava nossa alma diante das dificuldades financeiras que estavam diante de nós. Pois, duas das escolas dependem do sustento que vem do Brasil para pagar os funcionários, porque a entrada das mensalidades que são baixas não são o suficiente. Então, muitas vezes nos perguntamos como prosseguir, pois sabíamos também das dificuldades que vocês estavam enfrentando no Brasil com as consequências da pandemia.

Meu irmão, não tenho palavras para agradecer por suas contribuições e suas súplicas nesse tempo tão difícil, a oração do povo de Deus foi nosso sustento, e as contribuições nossa provisão em tempos de tantas incertezas.

No início do confinamento eu sabia que somente um milagre poderia manter as escolas abertas até o momento em que fosse permitida a volta às aulas, e como é emocionante poder compartilhar com você hoje que o milagre aconteceu. Lembro-me de um dia no meio do confinamento estar numa reunião de diretores de escolas aqui da região, a intenção era buscar soluções para resolver as dificuldades financeiras e um diretor disse de repente : “Eu não estou pagando ninguém, nenhum professor porque não temos recursos”. Já estávamos enfrentando o confinamento há três meses e em nossas escolas todos os funcionários estavam recebendo 70% do salário, pois era o acordo permitido pela lei no país até que tudo voltasse ao normal.

Então naquele momento eu louvei a Deus e no meu coração, disse para Ele: “Senhor como é bom te pertencer, pois, eu sabia que nossa situação seria a mesma daquela escola se o Senhor não fosse o nosso Jeová Jiré, o Deus da nossa provisão”. Naquele momento lembrei-me do pedido de oração que fiz ao Senhor no início da pandemia, quando eu implorei ao Pai que nos desse os salários dos funcionários todos os meses, pois, eles dependiam daquele dinheiro para sobreviver.

Outra experiência impactante foi no dia do pagamento no início de agosto, quando uma das professoras que inclusive estava grávida me confessou: “Graças a Deus aqui nós temos nosso salário, porque na escola em que meu marido trabalha desde março ninguém recebe nada”.  Ali mais uma vez eu ouvi a voz de Deus dizendo: “Eu ainda não falei que chegou ao fim". Deus estava milagrosamente nos sustentando, sempre cobrindo o valor que não entrava através das mensalidades. A maioria dos professores são nossos irmãos em Cristo e ninguém tem casa própria. Eu sabia o quanto era necessário para eles que o sustento mensal chegasse e também para que o nome do Senhor fosse honrado, pois todos sabem que somos escolas cristãs. 

E para fechar o tempo das lutas com chave de ouro recebemos uma ajuda do governo que foi o que completou o salário dos funcionários nas três escolas no mês de outubro, diante de tantas maravilhas não tem como não dizer: Ebenezer!

Como vocês sabem, manter as escolas funcionando, para nós significa manter aberta a porta para continuarmos compartilhando o amor de Deus com essas crianças. E foi o que tivemos a oportunidade de fazer no dia 23 de dezembro, quando comemoramos com eles o natal. Pois, desde o dia 12 de novembro do ano passado as aulas voltaram ao normal, com as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus, mas estamos trabalhando a pleno vapor.

O desejo do meu coração é que o Senhor vos recompense pela fidelidade em sua obra e que por meio de sua graça prossigamos juntos por mais um ano para a Glória de Deus. 

Nossos efetivos nas escolas para esse ano são : Estrela brilhante 98 crianças entre 3 e 6 anos matriculados na educação infantil. Dund Gi juntamente com a unidade do PEPE que funciona no mesmo local com 239 alunos matriculados na educação infantil, primeira etapa do ensino fundamental e não ouvintes. Fábrica de Esperança com 160 alunos sendo 55 na educação infantil e 111 na primeira etapa do ensino fundamental. 

Oremos pela vida de todos os professores para que sejam luz na vida de cada um desses pequeninos.

 

Com gratidão,

Mariana Lima

missionária no Oeste da África

 

ADOTE AQUI