Quero compartilhar com vocês a história de Sábado, uma mulher viúva, na faixa dos 40 anos, que vivia em uma das aldeias de Bula, Guiné-Bissau, onde servimos. O Evangelho chegou naquela aldeia em 2015, e no início tínhamos apenas crianças, mas com o passar do tempo, foram-se agregando alguns poucos adultos. Em 2019, a Sábado se converteu e foi discipulada pelo Pr. Lourenço e sua esposa, Ana.

A transformação ocorrida na vida desta mulher foi enorme. Ela teve que vencer grandes desafios para se tornar cristã. Ela é da etnia Balanta, na qual uma mulher viúva não tem vez e nem voz, e precisa ser protegida pelos filhos para não ser abusada. Teve que criar os filhos sozinha, com a venda de produtos da lavoura que ela mesma cultivava, e da pesca, pois é uma mulher muito trabalhadora. Teve que quebrar as "amarras" (guias protetoras) que usava na cintura, enfrentou desprezo e deboche por aderir à "religião dos brancos". Parou de realizar os rituais de sacrifícios para os demônios, e teve que abrir mão de muitas festas de dedicação aos ídolos. Ela decidiu seguir a Cristo e se batizou em Dezembro de 2020, em plena pandemia.

Apesar de todas as dificuldades e preconceito que enfrentou, Deus a honrou. O Senhor tinha planos maiores e melhores para a sua filha. Ele tocou o coração do Pr. Lourenço que percebeu que ela precisava se casar, pois estava muito solitária nas suas práticas cristãs na tabanka (aldeia) predominantemente animista, em que vivia. Ele compartilhou sua preocupação com o pastor da cidade vizinha, que tinha um membro viúvo e solitário também. Então, marcaram um encontro para os dois na casa pastoral.

Eles conversaram e se tornaram amigos. E logo se apaixonaram. Agora, neste mês, eles se casaram, com uma linda festa proporcionada pelas igrejas e suas respectivas comunidades. Todos estavam muito alegres com este casal, nós pudemos testemunhar este milagre! O marido da Sábado é um homem muito respeitado e querido, um diácono da igreja e uma autoridade na cidade, um "omi garandi", como se diz em crioulo guineense.

Sábado e o Marido, saindo da igreja após a cerimônia de casamento

A mulher balanta que enfrentou duras lutas, agora mora em na cidade de Bissorã, ao norte do país, em uma casa grande, ao lado do seu bom marido cristão. Sábado pode agora cultuar à Deus com liberdade e fazer parte do corpo de Cristo.  

O nome dela significa "descanso". E agora ela encontrou com Jesus, aquele que dá o verdadeiro Descanso, que alivia a alma, que oferece a vida plena! Sábado experimentou a Compaixão!

Viva, você também, a Compaixão!

Sônia Jacobina Santos

Missionária em Guiné-Bissau

ADOTE A MISSIONÁRIA