Louvo a Deus pela vida do Pr. Mondji e dos missionários-educadores do PEPE de Adedjikopé, em Lomé, Togo, que mostram para a comunidade através do testemunho, palavras e ações que não há outro Deus em nossas vidas maior que o nosso Deus.

As aulas de final de ano da unidade de PEPE de Adedjikopé foram finalizadas e tive o privilégio de participar da linda cerimônia de entrega de diplomas. O pastor agradeceu o apoio das mães ao PEPE, pois sem elas não seria possível o avanço do projeto.

Muitas vezes é desafiador para elas apoiarem, pois a mulher togolesa tem responsabilidades grandes com os afazeres domésticos e muitas ainda saem às ruas para vender sabão, vasilhas de plástico, frutas, pano e várias outras coisas para o sustento de suas famílias. 

A agenda cheia não a impede de apoiar o PEPE, mostrando o quanto valorizam os estudos dos filhos. Elas ficaram orgulhosas de seus filhos na cerimônia e viram que tudo que fizeram não foi em vão, pois seus filhos estão crescendo e se desenvolvendo em tamanho, em conhecimento e como pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus. As mães também se comprometeram a acompanhar mais os deveres de casa de seus filhos, participando ativamente da educação deles em sala de aula.

Não é comum os pais participarem da vida escolar de seus filhos. Dentro da sociedade, cada um tem o seu papel a cumprir, é raro ver homens quebrando esta e outras regras, pois se sentem orgulhosos com o papel que exercem na família, que é de sustentar a casa. Porém, muitos desses papéis falham, pois o dinheiro que ganham, não é suficiente para todas as despesas familiares, e aí que as mulheres entram e precisam fazer algo para aumentar a renda familiar para sobreviverem.

Deus tem feito fortes essas mulheres, que não fogem das lutas. Na maioria das vezes, cheias de dores, levantam e começam o seu dia com um lindo sorriso no rosto, e com palavras cheias de amor e carinho, mostrando o quanto Deus as renova e ampara diariamente.

Pedido de oração

Ore pelas unidades do PEPE  e pelas  comunidades onde estão inseridos; pelos pastores que abrem suas igrejas para a implantação dos PEPE’s; pelo sustento financeiro de cada missionário-educador; pelas crianças e seus familiares; pelos coordenadores nacionais do Togo e do Benin; pelos contatos feitos para que o PEPE seja implantado em novos países; pela minha família, e por mim, aqui no Togo; e agradeça ao Senhor a formação de base realizada para os novos missionários-educadores do Togo e do Benin; pelos novos pastores que entram em contato querendo saber mais do projeto; e pela vida dos missionários aqui no Togo.

Rosimeri Francisco
missionária no Togo

ADOTE ESTE PROJETO