Estamos em um país fechado na África Ocidental desde 2010. Aqui, há mais de 20 milhões de habitantes, sendo 98% adeptos ao islamismo. Falando em sociedade e estrutura de vida, estamos muito abaixo lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). É um país com uma realidade difícil para todos, mas é principalmente cruel com os cristãos devido à extrema perseguição.

Atualmente, temos trabalhos específicos em duas aldeias a duas horas e quatro horas de distância respectivamente e também pastoreamos uma igreja na capital da convenção batista local em parceria com a JMM. Esta igreja está com dois trabalhos de plantação de igreja, além de pequenos grupos em bairros distintos e um estruturado curso de costura para aproximadamente 90 mulheres muçulmanas. Como Missão Batista Brasileira, temos nossa associação (MBBN) reconhecida no país e temos uma igreja sendo plantada em uma aldeia em área de risco e outros trabalhos funcionando em outra aldeia.  

Hoje todos os estrangeiros ocidentais não podem sair da capital sem escolta militar, todas as regiões estão em zona vermelha de alto risco de ataques. As aldeias não muito distantes da capital têm sido assoladas por ataques com grande número de vítimas. As diferentes denominações têm tentado dar formações na área de segurança para seus membros saberem como agir em caso de ataques que estão cada vez mais frequentes e se aproximando da capital. 

Em várias regiões as igrejas, assim como a população em geral, recebem ultimatos de grupos extremistas para deixar a localidade e fugirem para algum centro onde ainda haja uma cobertura dos militares. O extremismo é contra a comunidade cristã, mas também contra os muçulmanos moderados. Contudo, apesar das dificuldades, seguimos firmes em propagar o amor de Jesus através da obra missionária. Abaixo, cito alguns dos nossos projetos em andamento para você conhecer.

 

PROJETO EDUCANDO PARA A VIDA - ALFABETIZAÇÃO 

O Projeto de Alfabetização alcança 20 crianças entre 6 e 9 anos, funciona na aldeia e o nosso obreiro é o professor dessa classe. Nos primeiros anos de projeto dávamos uma alimentação, porém hoje suprimimos esta ação. Na Aldeia temos um terreno alugado com duas casas simples. Uma serve ao casal de obreiros e seus três filhos e outra para oito jovens que moram lá. Temos ainda dois galpões e em um deles é que acontece a alfabetização.

PROJETO EDUCANDO PARA A VIDA - REFORÇO ESCOLAR 

O Reforço Escolar funciona na mesma aldeia do Projeto de Alfabetização. Atendemos jovens e adolescentes do colégio público que farão uma prova do governo para serem admitidos no equivalente ao secundário no Brasil.

Essa parceria e os resultados têm sido um ótimo testemunho, além do impacto na vida de muitos jovens que já estiveram conosco e hoje já têm suas profissões. E como é corrente entre o povo, eles estudaram na “igreja", pois é dessa forma que onde moramos é conhecido. Atendemos aproximadamente 135 jovens. Dentre estes jovens temos oito que moram em nossas dependências. Sendo 4 cristãos e 4 muçulmanos. O jovens cristãos são muito ativos e participantes na vida da igreja que está crescendo na aldeia contribuindo muito para a aceitação do povo que é quase 100% muçulmano. 

PROJETO EDUCANDO PARA A VIDA — COSTURANDO SONHOS

Temos atendido 31 mulheres na aldeia e 15 em outra aldeia, através deste projeto de costura. Já são mais de 8 anos de atividade com diferentes turmas. As mulheres aprendem corte e costura, tricô, bordados, cozinha e diferentes trabalhos manuais. Uma ótima e eficaz ferramenta de evangelismo e promoção da dignidade humana. 

PROJETO DE NUTRIÇÃO

Em pleno período da pandemia nos sentimos desafiados por Deus a assumir o Projeto Nutri.Niger, que foi autorizado por Missões Mundiais mesmo que não houvesse condição de assumir financeiramente. Contudo, Deus abriu as portas e hoje temos mais de 500 crianças e bebês que venceram, ou estão vencendo a desnutrição. 

São casos de desnutrição severas causados por morte prematura de mães no parto, grande número de mulheres com câncer e familias fugindo do terrorismo em direção à capital. Na atuação que fazemos, damos um leite especial para crianças abaixo de 06 meses, e farinha enriquecida, leite, cereal, ferro e vitaminas para bebês de 6 meses até 5 anos. Diariamente estamos vendo Deus operar milagres através desse trabalho.

IGREJA BATISTA 

Na Capital, pastoreamos uma igreja e o missionário é o Vice-tesoureiro da União de Igrejas Batistas do país. Temos tido bons resultados de batismos ao longo dos anos. A frequência da igreja tem variado entre 90 e 115 frequentantes por domingo. 

A igreja possui um Centro de Costura que atende 84 mulheres muçulmanas e 1 cristã, uma das conquistas foi conseguirmos ter essas mulheres participando de algumas celebrações conosco para, assim, podermos ter abertura e sermos solicitados para falarmos a elas periodicamente.

Temos trabalhado para que a Igreja descubra sua relevância na Missio Dei e tentado transferir um DNA Missionário para que eles, com todo o potencial que Deus os deu, sejam efetivos na missão que Jesus os confiou.  

TRABALHO NA ALDEIA S

Temos um casal de obreiros nesta aldeia que são mantidos pelos dízimos do casal missionário. Ali funcionam trabalhos com crianças e um curso de costura para 13 mulheres. No passado, 3 de nossas turmas do projeto Radical também residiram nessa aldeia. 

CONSTRUÇÃO NO NOVO TERRENO ADQUIRIDO

Temos um grande desafio diante de nós que é a construção no novo terreno adquirido. Em 2017 recebemos uma oferta para a compra de um terreno na aldeia, pois o chefe/rei da região já está bem idoso e pode ser que após sua morte não teríamos autorização para comprar algo ali. Deus abençoou e hoje temos um espaço de 1.566m², com boa parte do alicerce do muro feito e um poço que já tem servido a comunidade. Estamos esperando o agir do Pai e direcionamento para construirmos o que falta e podermos mudar para este local.

 

Na aldeia de K, especificamente, e em todo o trabalho de modo geral, temos visto que compartilhar as Boas Novas é realmente um lançar de sementes, pois as coisas precisam acontecer de maneira orgânica, direcionadas pela ação do Santo Espírito. É dessa forma que temos visto e vivido com Deus em relação ao trabalho aqui. Os desafios são grandes, por vezes desanimadores, mas ao mesmo tempo vemos sinais do agir do Senhor, nos conduzindo. Então seguimos caminhando com fé, crendo que aquele que começou a boa obra estará conosco todos os dias.

Joel Santos

Missionário na África Ocidental 

ADOTE O MISSIONÁRIO