O texto de Mateus 9:35 diz que Jesus ia passando por todas as cidades e aldeias, ensinando, pregando as boas novas e curando. Depois da nossa vivência na África, nós pudemos compreender de outra maneira essas incursões de Jesus às aldeias. De forma bem resumida, podemos dizer que é uma experiência transformadora para todos os envolvidos. Quem vai até a aldeia e quem recebe na aldeia. E essa ida, para ensinar, pregar e compartilhar o amor de Deus é um pouco que fizemos nas últimas semanas e que compartilho com você, abaixo.

Como esse é o período de férias escolares de fim do ano, que ocorre entre junho e setembro, estamos aproveitando para fazer muito mais formação e capacitação da equipe. No PEPE Benim foi uma grande benção receber os novos candidatos a missionários-educadores. Foi um tempo muito especial de aprendizagem e crescimento de todos. Tivemos 5 missionários-educadores engajados no aprendizado. Eles participaram das oficinas, deram o seu melhor na execução das tarefas e compartilhamos bons momentos juntos. Continue orando pelas novas unidades do PEPE no Benim e por esses irmãos que irão começar a atuar no PEPE neste mês.

Para nós, essa viagem foi aguardada com grande expectativa. Para 3 da nossa equipe, foi a primeira vez no país vizinho. Aproveitamos bastante mesmo tendo poucos momentos livres. Também tivemos a oportunidade de visitar a igreja onde o nosso obreiro local, Pr. Levi, está fazendo um lindo trabalho de revitalização. Essa igreja será uma das igrejas que abrirá uma unidade do PEPE em Setembro. Vimos os desafios do local, mas principalmente a disposição da igreja em fazer a diferença naquela pequena aldeia onde estão inseridos. 

No PEPE Togo a formação de base dos novos missionários-educadores, foi uma grande benção. Pessoas que demonstraram um sério comprometimento com a educação das crianças e a transmissão da mensagem de Jesus para suas respectivas comunidades. Foram dias de bastante aprendizado, encorajamento e enriquecimento mútuo para toda equipe. Agradeça a Deus pela vida de cada um dos 15 novos missionários-educadores do Togo. Que esse conhecimento adquirido se traduza em ações práticas no contexto ministerial em cada sala na qual eles irão atuar, e que mais crianças possam ser alcançadas com essa poderosa ferramenta transformadora chamada PEPE.

Além do trabalho com o PEPE, estamos orando ao Senhor para direcionamento sobre novos desafios ministeriais que temos aqui. Um deles é a baixa escolarização e falta de oportunidade de desenvolvimento para mulheres. Esse mês, minha esposa, a missionária Josiane ajudou na organização de um chá para mulheres na aldeia de Adetikope e ministrou uma palestra. Ela falou sobre identidade e protagonismo das mulheres, usando um modelo bíblico. Foi um momento muito especial no qual foi possível perceber com mais clareza as necessidades e desafios das mulheres aqui. Ore por sabedoria ao Senhor para superarmos os desafios de evangelização e discipulado com mulheres. 

Outro ministério que temos aqui é com as crianças em vários projetos que também estão avançando. Em uma das atividades que realizamos juntamente com um casal de amigos numa aldeia, tivemos a oportunidade de conhecer e começar ajudar no trabalho de uma igreja que está sendo plantada ''só'' com crianças. 95% dos membros da igreja, são crianças. Um trabalho bem desafiador. Mas é um trabalho que vale uma vida toda, como bem diria o evangelista D. L. Moody. 

Continue orando por nós. Por nossa saúde e de toda equipe que trabalha conosco no Togo, Benim e Burkina Faso e por todas as formações de base que daremos antes do retorno às aulas dos PEPEs desses três campos. Interceda pelos novos missionários-educadores e suas respectivas igrejas, para que Deus continue provendo sustento financeiro a essas unidades. Nos ajude orando também por todos os preparativos para o retorno às aulas do nosso filho Joaquim esse mês. Interceda por sabedoria e direcionamento de Deus sobre nossos próximos alvos e projetos ministeriais. 

Obrigado por caminhar conosco nas aldeias da África, ensinando, pregando as boas novas e curando em nome de Jesus, através suas orações e ofertas, que nos acompanham sempre.

Fernando Rocha Ferreira

Missionário no Togo

 

ADOTE O MISSIONÁRIO