Missões Mundiais está no país menos religioso da América Latina, o Uruguai, há algumas décadas. As principais atividades dos missionários no local é o trabalho com a plantação de igrejas e pequenos grupos.  Eles atuam para reverter a realidade, cuja uma pesquisa de 2008, a mais recente, realizada pelo Instituto Nacional de Estatística do Uruguai apontou que 30,1% da população não pertencem a nenhuma religião. 

No país, a igreja e o Estado estão oficialmente separados. A nação aprovou leis como o casamento civil igualitário, a descriminalização da prática do aborto e, recentemente, a legalização do uso da maconha. E desde o início do século passado o calendário de feriados religiosos do Uruguai foi secularizado, por exemplo, a semana da Páscoa é chamada oficialmente de “Semana do Turismo” e o Natal passou a ser o “Dia da Família”. São feriados oficiais do país, com nomes alterados para que não seja lembrado nem o nascimento e nem a crucificação de Jesus.

“Todo comportamento tem um impacto na vida e na sociedade, ao deixar Jesus de lado. Ele é a razão da nossa esperança, e depositá-la apenas no “conceito de família” leva a terríveis consequências como frustração, tristeza, decepção e conflitos, podendo até levar a ideias suicidas, porque a família falha, mas Jesus não”, conta o missionário Pr. Daniel Oliveira, que atua na região.

Segundo o Ministério da Saúde Pública, uma pesquisa feita em 2017 confirmou que o Uruguai é um dos países da América Latina com o maior índice de suicídios. Com uma taxa de mortalidade por suicídio de 19,64 por 100 mil habitantes.

Com isso, além da plantação de igrejas, Missões Mundiais, por meio dos missionários no país, atua com o Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio (GASS). Para levar esperança e a verdadeira Alegria, que é Jesus, ao povo dessa nação.

Apesar do grande secularismo, o Seminário Batista do Uruguai tem formado pessoas para contribuir na obra missionária. Recentemente, o missionário Pr. Oseias Penido, que atua no país, recebeu alunos do seminário para colaborar nas atividades da Missão Mananciais, na capital Montevidéu.

“Orávamos por um seminarista para nos ajudar na missão, para estagiar conforme as exigências do seminário. Deus já respondeu as nossas orações e um casal se apresentou. Sabemos que sem vidas preparadas o trabalho do Senhor segue com deficiência. Mas Ele é o dono da obra e levanta vocacionados dignos a realizar essa tarefa”, declara o Pr. Oseiais.

Ore pela obra missionária nesse país tão próximo ao Brasil e tão distante das coisas de Deus. Ore para que os missionários sejam usados pelo Senhor para levar a esperança, paz e a verdadeira Alegria àquele povo.

Faça o Uruguai se Alegrar. Ore, oferte, mobilize e

 

colaboração: Ana Jhuly Stellet