Colômbia, Venezuela e Nicarágua merecem uma atenção toda especial durante a campanha 40 Dias de Oração por Missões Mundiais. Entre os anos 1958 e 2012, o conflito armado na Colômbia causou a morte de 218.094 pessoas, sendo 81% civis. Não podemos falar em paz completa, embora o principal grupo guerrilheiro, as FARC, tenha entregue suas armas sob a supervisão da ONU, em junho de 2016. Mas ainda há insurgentes, relutantes em deixar a “causa”. Outro grupo, o Exército de Libertação Nacional (ELN), permanece ativo, embora tenha recentemente assinado um acordo de cessar-fogo.

Muitos de nós pensamos que ter paz é caminhar na rua sem ser roubado. Para uma família colombiana, que vive em uma área de conflito, sempre sujeito a um ataque da guerrilha, sem nenhum recurso como água ou luz, ou mesmo sem escola para os seus filhos, ter paz é dormir sem que seus filhos sejam mortos, recrutados ou violentados.

No dia 17 de janeiro, um carro bomba explodiu em uma escola de policiais, matando 21 jovens estudantes. O governo colombiano está acusando a ELN por esse atentado terrorista. Compartilho com você porque não podemos deixar de orar pela paz na Colômbia.

A mesma crise vive a Venezuela, nossa vizinha territorial, que sofre um verdadeiro colapso econômico, social e educacional. Os alunos de nossas unidades do PEPE (programa socioeducativo) sofrem com a desnutrição e falta de medicamentos e cuidados necessários para o desenvolvimento infantil. A desnutrição atinge 70% das crianças venezuelanas. A mortalidade infantil aumentou em 30%. É uma crise que separa crianças dos seus pais, levando pessoas ao desespero e tendo que viver nas ruas dos países vizinhos. Apesar de serem recebidos, muitas vezes roubam, usam drogas ou se prostituem para sobreviver.

Missões Mundiais realiza trabalhos com 200 crianças em situação de risco aqui em Medellín, sendo metade de origem venezuelana. Precisamos seguir em oração pela paz na Venezuela e pelas mais de mil crianças que estudam no PEPE.

Não posso deixar de pedir oração pela paz na Nicarágua, onde temos hoje 483 crianças estudando em unidades do PEPE. Esse país da América Central vive um clima de medo e desespero constante. Todos os dias há mortes, aprisionamento de jovens, adolescentes, mulheres e até médicos, pelo simples ato de participarem de uma passeata; passar água e comida para os jovens entrincheirados; ou cuidar dos feridos. As crianças na Nicarágua estão muito ansiosas, nervosas, com medo da polícia. Elas só pensam nisso porque ficam trancadas em suas casas. Nicarágua precisa da paz que somente Jesus pode dar!

Precisamos fazer a Colômbia, a Venezuela e a Nicarágua se alegrarem. Estes países somente se alegrarão conhecendo e recebendo a verdadeira paz que Deus oferece. Por isso precisamos orar e atuar enviando recursos econômicos e novos missionários para compartilhar do amor de Deus. Quem sabe um desses missionários pode ser você?

Carmen Lígia
missionária na Colômbia

Doe agora