A situação sociopolítica no Haiti voltou a preocupar, após um mês de maior tranquilidade. Segundo nosso missionário Eliel Pinho, desde julho de 2018 a violência cresceu assustadoramente no país. Não bastassem as manifestações para tentar derrubar o governo haitiano, os números de assassinatos, ataques nas ruas por quadrilhas e estupros coletivos crescem diariamente. Mas a obra missionária segue firme e com o propósito de fazer a diferença naquele país.

Eliel diz que os haitianos tentam fugir do país até mesmo em pequenas embarcações e acabam morrendo no mar, inclusive, sendo jogados pelos companheiros na luta por sobrevivência.

“A desesperança aumenta e a alegria começa novamente a "abandonar" as famílias haitianas”, diz o missionário.

No domingo (26), uma manifestação pacífica contra estupros coletivos cometidos contra universitárias resultou em ruas fechadas novamente. Em abril, houve um tiroteio nos fundos da Embaixada dos EUA na capital Porto Príncipe.

Protestos tomam as ruas de Porto Príncipe

Os desafios são enormes, mas se a esperança falta à população, ela sobra àqueles que tentam levar a alegria de Cristo aos haitianos.

Em abril, a circulação em algumas áreas específicas da capital e interior permaneceu desaconselhada, ou até impedida, mas evitamos os problemas não expandindo muito as ações das equipes nessa fase crítica que o Haiti enfrenta.

Essa calmaria foi temporária, mas possibilitou que três pequenos e diferentes grupos de voluntários, vindos do exterior, voltassem a apoiar os projetos de Missões Mundiais no país.

“Um motivo de muita gratidão a Deus que precisamos compartilhar é que, desde o início de abril, nossos adolescentes e pré-adolescentes participam de um curso sobre empreendedorismo, para que se desperte neles as aptidões, a capacidade de negociação e a criatividade, entre outros aspectos importantes”, comenta o Pr. Eliel.

 Com essas novas ferramentas à disposição, ele acredita que será possível partir para a busca de formação profissional desses haitianos através de cursos mais específicos, com certificação.

“Até aqui conseguimos apenas participações em oficinas de artes, pequenos reparos elétricos e palestras. Mas com o curso trimestral de empreendedorismo, iniciamos já em maio os cursos de corte de cabelo e de manicure. Logo Deus nos trará outras oportunidades, em diferentes áreas profissionalizantes”, crê o missionário.

Ore pela situação do Haiti. Peça ao Pai que fortaleça seus obreiros no país, a fim de que possam ser agentes da paz, da alegria e da esperança aos haitianos.

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro