No México, 82% das crianças se desenvolvem a um ritmo adequado para a sua idade, mas mesmo assim, fatores como a pobreza, desnutrição, falta de livros ou a não assistência ao pré-escolar podem afetar o seu desenvolvimento. O programa socioeducativo desenvolvido por Missões Mundiais (PEPE) no país tem o objetivo de alcançar essas crianças e suas famílias dando assistência às necessidades espirituais, físicas e emocionais.

Segundo a coordenadora do programa na região, a missionária Bertha Salgado, as famílias dos alunos vivem vários problemas emocionais que contribuem para que as crianças estejam mais abertas a ouvir sobre o amor de Deus.

“Muitos são frutos de lares desfeitos, outros abandonados pelos pais, outros com familiares envolvidos com narcotráfico, famílias disfuncionais e carentes do amor de Deus”, declara a missionária.

O PEPE foi implantado no país em 2010, mas passou dois anos sem nenhuma unidade ativa. Até que em 2017, o programa foi reativado e novas unidades foram abertas com parcerias de igrejas preocupadas e empenhadas em ajudar as crianças no país.

Atualmente, o PEPE atende 30 crianças na idade pré-escolar, entre 3 e 5 anos. Ao mesmo tempo, mais 20 irmãos, das crianças atendidas, de idade mais avançada, participam do programa de reforço.

“Os irmãos maiores são os responsáveis por levar e acompanhar os irmãos menores, por isso foi criado um tempo especial para alcançar esses irmãos com reforço escolar, ajuda com as tarefas, classes bíblicas, entre outras ações”, conta Bertha.

Para os próximos anos, a meta do programa é fortalecer as unidades para mostrar às igrejas a eficácia do projeto; ainda este ano, abrir duas unidades do PEPE na cidade de Huatulco e Oaxaca; e firmar uma parceria com o Ministério Raízes para fornecer certificação reconhecida para as unidades do PEPE e o uso de seus livros a um preço menor.

Ore pelo desenvolvimento do programa no México. Ore pelos objetivos dos missionários naquela região e por recursos necessários para a obra missionária no país. 

Faça parte!