Hoje, segundo a ONU, o total de refugiados em todo o mundo passa de 70 milhões. Nos últimos anos, o drama de sírios que seguiam em botes em busca de refúgio, principalmente, em países da Europa chamou atenção do mundo inteiro e levou Missões Mundiais a mobilizar igrejas de todo o Brasil em favor de projetos como o Tenda de Brincar, desenvolvido com crianças em campos de refugiados no Oriente Médio. As necessidades dos refugiados sírios ainda são imensas e continuam merecendo nossos investimentos e orações. Mas neste dia 20 de junho, quando celebramos o Dia Mundial do Refugiado, queremos falar de um grupo de pessoas que hoje forma a maior faixa de refugiados de todo o mundo: os venezuelanos.

Mais de 2 milhões de pessoas foram obrigadas a fugir de suas casas em 2018, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (19/06) pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Os venezuelanos lideram a lista mundial de novos requerentes de refúgio com mais de 340 mil pedidos de proteção internacional – trata-se da primeira vez que a Venezuela encabeça esta lista, bem à frente de afegãos e sírios.

A inflação crescente, a escassez de alimentos e remédios, a violência e a agitação política fazem com que milhares de venezuelanos sejam forçados a fugir do seu próprio país.

Em 2018, mais de um quinto dos requerentes de refúgio em países estrangeiros vieram da Venezuela, país assolado por uma profunda crise política e econômica. A Acnur computou pedidos de 341.800 venezuelanos, mas salientou que o número real provavelmente deve ser muito maior devido à escassez de informações em relação à crise na Venezuela.

A maioria precisa de assistência urgente com documentação, abrigo, alimentação e assistência médica. 

Missões Mundiais realiza ações dentro da própria Venezuela, cuidando para que tenham o mínimo de dignidade como cidadãos. O trabalho é desenvolvido através do PEPE (programa socioeducativo) que atende a crianças com aulas do pré-escolar e consequentemente suas famílias. 

Em maio, com a crescente onda de violência, houve uma pausa no trabalho, a fim de se preservar a vida de nossos missionários-educadores e pepitos. 

Hoje, o PEPE Venezuela atende a mais de 1.600 crianças, através de 137 missionários-educadores em 69 unidades.

“Pedimos que ore por nossa Venezuela. Nos hospitais, a cada três dias, morrem até 60 pessoas pela falta de medicamentos, pela irresponsabilidade, pela falta de sensibilidade diante das situações. As pessoas, inclusive crianças, morrem como animais aqui, pois não recebem tratamento adequado. Não há profissionais que possam fazer os tratamentos”, revelou Ruth Saraid,  coordenadora do PEPE Venezuela.

Ore para que pessoas de todo o mundo possam viver com segurança e dignidade em seu próprio país e tenham garantidos os seus direitos como cidadão. Interceda para que as ações de Missões Mundiais possam avançar na Venezuela, fazendo aquele povo ter motivos reais para se alegrar.

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro