Riobamba, a capital do estado de Chimborazo, é uma das primeiras cidades consideradas planejadas do Equador. Cercada de áreas rurais, Riobamba tem sido considerada uma das principais cidades do país. Alausí é uma cidade menor, considerada histórica na região. Juntas, elas abrigam cerca de 320 mil habitantes, que movimentam atividades comerciais e agrícolas. Foi para lá que no dia 28 de agosto seguiu o casal missionário Luis Cesar e Deise Queiroz. Pastor Cesinha, como é conhecido, e Deise já atuaram por Missões Mundiais no Chile e também como missionários mobilizadores, na Bahia. 

“A grande maioria da população é católica praticante. Os evangélicos são considerados menos de 5% da população, onde diferentes denominações e seitas são contadas dentro desta parcela. Os feriados católicos são observados pela grande maioria. A necessidade de plantar igrejas e capacitar plantadores é urgente’, alerta o Pr. Ruy Oliveira, coordenador regional para as Américas. 

Os missionários passam  atuar junto a um instituto que forma plantadores de igrejas nas áreas urbanas, rurais e entre comunidades étnicas. Cesar e Deise desenvolvem suas ações como mentores e capacitadores em estratégias orais de evangelização e treinamento de líderes leigos locais. Também trabalham com a difusão da estratégia de pequenos grupos para o estabelecimento de novas igrejas. 

“No período inicial, eles colaboram com o mapeamento da região e atualização dos desafios a serem enfrentados”, diz o Pr. Ruy. 

No Equador, Missões Mundiais já mantém outras duas missionárias, Joseane Lima e Marta do Carmo. Segundo o Pr. Ruy, todos os missionários da JMM estão conectados com a área de missões da Convenção Batista do Equador, mas em regiões diferentes. 

“Estamos trabalhando para que estejam, em breve. atuando em equipe, principalmente na formação de plantadores de igrejas e também plantando novas igrejas e frentes missionárias’, finaliza.

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro