Apesar da crise política-social que se instalou nos últimos dias, as ações missionárias no Equador seguem na direção da salvação daqueles que ainda não reconheceram a Jesus Cristo como o único que tem poder para libertar os cativos. A missionária Marta do Carmo, que atua na região de Imbabura, em Ibarra, comemora o início de um novo grupo de Semeadores de Igrejas na província de Quito-Sul.

“Era para serem mais quatro alunos, mas Deus me surpreendeu com 10 novos alunos”, alegra-se Marta.

A viagem até a região é complicada.  O trajeto de ida e volta dura 9 horas. Mas as 4 horas de aulas recompensam qualquer esforço de deslocamento, segundo a missionária.

“Os alunos estavam com muita vontade de aprender. Isso me anima muito. Louvo a Deus e quero pedir suas orações pela vida de cada novo aluno que pode significar, no mínimo, 10 novos pequenos grupos (futuras missões), muitas vidas que serão alcançados para Jesus”, pede Marta.

Os nomes dos novos plantadores de igrejas pelos quais a missionária pede orações são: Gabriela Mendes, Digna Fabiola, Digna Rios, Fabiola Jimona, Sixto Gabriel, Silvana Graziela, Leonardo Gabriel, Flor Pozo, Alexandra Elizabeth, Nicole Elizabeth. Dentre esses nomes estão uma família inteira, que já tem uma missão aberta e trabalha com crianças.  Eles pediram ajuda ao projeto e tomaram a iniciativa de arrumar o espaço para a capacitação.

“Peça a Deus para que essas pessoas se mantenham firmes nesse propósito de aprender e de se preparar para servir ao Senhor”, clama.

A missionária Marta também pôde visitar novas obras na província de Esmeraldas. Foram quatro  missões abertas e que estão sendo lideradas pelos semeadores locais, que ainda estão aprendendo e sendo mentoriados por ela e um pastor local, Ruber Bamba.

“São muitas as bênçãos, apesar das crises e dos muitos problemas que há em cada lugar, como falta de dinheiro, desânimo de alguns e esfriamento na fé. Mas os pastores clamam e pedem oração o tempo todo e a obra do Senhor não para”, revela Marta.

Em meio à correria de cidade em cidade na realização do projeto Semeadores de Igrejas, Marta está atenta às necessidades do dia a dia. Recentemente, ela parou para conversar um um senhor, chamado Clemente, em uma praça. Os dois sentaram-se ao chão e tiveram uma longa conversa. Clemente ouvi a voz de Deus e aceitou seguir a Cristo. Marta pede orações pela saúde e caminhada deste senhor.

Ore e contribua para que o ministério de Marta do Carmo continue manifestando o Evangelho genuíno de Jesus Cristo no Equador. Coloque diante de Deus também a situação desse país, que em outubro enfrentou 11 dias de violentos protestos e estradas bloqueadas depois que o presidente Lenín Moreno anunciou o fim de um subsídio aos combustíveis que já durava 40 anos, causando um aumento de até 123% nos preços, parte de um pacote de ajustes para cumprir metas acertadas com o FMI.

Em reação às primeiras manifestações, o governo decretou "estado de exceção" e, posteriormente, transferiu a sede do governo de Quito para a cidade costeira de Guayaquil. Mas as medidas não contiveram as manifestações. Os distúrbios deixaram sete mortos, 1.340 feridos e 1.152 presos, segundo a Defensoria Pública. No dia 14 de outubro, o presidente, após se reunir com lideranças indígenas, anunciou que iria revogar a medida que cortava o subsídio e a situação foi amenizada.

Doe agora

 

por Marcia Pinheiro