O projeto “Espaço Universitário” teve início em 2016, com um grupo de 5 voluntários universitários que perceberam a oportunidade de fazer diferença na vida dos jovens que vinham estudar na cidade de Posadas (Misiones), aqui na Argentina. Entendemos que podemos mudar a realidade social e política da cidade, província e até mesmo do país através da força destes jovens, uma vez que eles venham a conhecer e aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Inicialmente o objetivo do projeto era evangelizar e discipular através do apoio. Dar ao jovem estudante universitário apoio nas áreas emocional, pessoal e espiritual. Hoje, já conseguimos fazer muito mais do que sonhamos.

Dentro das universidades começamos os contatos estabelecendo pontes de amizade até que surgiu o primeiro grupo para estudar a Bíblia – foi a nossa primeira célula que se reuniu em nosso apartamento. Um ano depois já éramos um grupo de 30 pessoas e passamos a nos reunir em um pequeno salão emprestado. Atualmente contamos com mais de 60 universitários de vários cursos diferentes, divididos em 10 células espalhadas pelas casas dos estudantes, dentro dos albergues feminino e masculino, nos campus. E seguimos crescendo, graças a Deus.

Por conta do isolamento social estamos usando os meios de comunicações digitais. Através de salas de bate-papo seguimos ministrando e mantendo contato com esses jovens. Desenvolvemos materiais e devocional que enviamos diariamente para a comunidade universitária.

Quando fazemos transmissões ao vivo as pessoas se conectam e agradecem a Deus pela mensagem. Alguns pais agradecem a Deus pelo apoio espiritual que damos aos seus filhos.

Devido às medidas de segurança por conta do coronavírus, nossos jovens tiveram que voltar para suas casas no interior da província e durante a transmissão dos nossos estudos e cultos estão convidando seus familiares para assistirem às reuniões online juntos. Tudo o que fazemos é muito simples, mas tem tocado os corações.

Antes do isolamento tínhamos uma frequência de 50 a 60 pessoas nos cultos presenciais, hoje temos percebido que em média são 100 a 120 pessoas conectadas acompanhando nossas reuniões.

Na Argentina os universitários que se denominam cristãos são menos de 10%, conforme nos informaram os líderes nacionais que desenvolvem algum trabalho com universitários. O que predomina na Argentina é o ateísmo, agnosticismo e muitos se definem como humanistas seculares. Só na cidade de Posadas há cinco universidades com 224 faculdades, 40 cursos técnicos e uma população universitária de 40 mil estudantes.

Através do projeto “Espaço Universitário” estamos em quatro universidades e queremos chegar a todos os cursos técnicos em 2021.

Trabalhamos com os jovens construindo amizades, oferecendo programas pontes como esportes, festas temáticas, palestras e seminários que realizamos durante a semana com professores, médicos e psicólogos voluntários e alguns programas que desenvolvemos em parceria.

Nossos principais desafios são consolidar este ano o projeto em Posadas (Misiones) e para os próximos 5 anos estar nos seis pólos universitários localizados nas maiores províncias do país. E também o desafio de parcerias com as igrejas locais, próximas às outras universidades nas quais pretendemos implantar o projeto.

Ore por nossa saúde e para
que o Senhor nos abençoe com recursos e voluntários para transformar os
universitários com a alegria de Jesus!

 

João Luiz e Claudia Dutra

Missionários na Argentina