Nesse tempo em que o mundo vive momentos de crise, aqui em Medellín, na Colômbia, a Fundação PARE (Programa de Ajuda, Reabilitação e Esperança) de Missões Mundiais que existe há 7 anos, continua em ação. Sabemos que em momentos difíceis é que o nosso Salvador Jesus pode trazer mais paz ao coração das pessoas. E que Deus, através da fundação, pode levar o alimento a muitas famílias necessitadas de pão espiritual e físico.

Um dos significados da palavra “parar” é justamente impedir a continuação do movimento. E isso é exatamente o que não podemos fazer, pois é justamente agora que existem tantas pessoas sofrendo, precisando de uma palavra de amor e encorajamento. Continuamos trabalhando, continuamos nos movimentando, continuamos cumprindo o ide de Jesus. Mas como?

Devido às limitações do isolamento social, Deus nos guiou como equipe a implementar novas estratégias de trabalho e continuar a ser sal e luz em um mundo onde hoje precisa muito de nós. As novas estratégias continuam sendo dirigidas para alcançar as pessoas que estão em situação de rua, exploração sexual, crianças em situação de alto risco, imigrantes, idosos, entre outros. Estamos usando diferentes meios para alcançar o maior número de pessoas que precisam de nós.

1) Discipulados Virtuais: A tecnologia é uma ferramenta que atualmente fortalece a comunicação com 50% dos usuários. Por meio de aplicativos como o Zoom, uma vez por semana, nos comunicamos para realizar discipulado em grupo o que nos permite saber como estão e dar uma palavra de incentivo. Nestes tempos, não apenas as pessoas que estavam em processo estão sendo contatadas, mas também os ex-internos que já realizaram a reabilitação.

O discipulado individual é feito uma ou duas vezes por semana, dependendo do usuário e de sua capacidade de se conectar. Para realizar essa tarefa, não temos apenas a equipe do Projeto PARE, mas também colaboradores como pastores, psicólogo e irmãos de fé, todos ainda firmes apoiando a Fundação. Para isso também usamos a tecnologia através das redes sociais.

Para aqueles que não têm acesso à Internet, usamos telefones de pessoas próximas a elas para fazer semanalmente um acompanhamento e discipulado e assim ajudá-las de alguma maneira.

2) Reunião com Colaboradores e Voluntários: Para a Fundação PARE, contar com pessoas que ajudam, amam e apoiam incondicionalmente é de grande valia. Por este motivo é que realizamos reuniões, telefonemas e mensagens que nos permitem saber como estão cada um e como podemos apoiar nesse tempo de crise. A maioria deles teve seus negócios fechados devido ao isolamento, alguns estão desempregados ou têm membros das igrejas em situações vulneráveis.

3) Entrega de Alimentos: Neste período de quarentena, Deus nos forneceu alimentos para mais de 300 famílias. Nesse grupo, conseguimos abençoar ex-internos e suas famílias, idosos, mulheres chefes de família, colaboradores e voluntários da Fundação PARE, pastores, internos em reabilitação, famílias venezuelanas, entre outras.

Recebemos doações de alimentos através dos irmãos, do mercado atacadista, e nosso maior aliado foi Nicolas Manderfield que, com a sua corporação Restaurants on MISSION, nos fornece entre 30 a 40 mercados por semana. Refletimos no que está escrito em 2 Coríntios 9.10. Servimos ao Deus Fiel e Provedor, que nos dá alimentos para que possamos compartir com os que não têm.

Deve-se notar que a entrega em domicílio é um método de proteção para as pessoas não saírem de casa, evitando a propagação da pandemia e, assim, zelando pelas pessoas e toda a equipe da Fundação PARE. É emocionante entregar uma bolsa de alimento e escutar palavras como: “obrigado por se arriscar por nós”.

Por todas essas ações é que o Projeto PARE não parou e não vai parar. Porque o nosso Deus sempre continua com seu trabalho; mesmo em tempos de crise, cuidando de todos, seja nas ruas ou nas casas.

Agradecemos grandemente a você que nos sustenta com suas orações e ofertas, nos ajudando a fazer a diferença na Colômbia para que muitas vidas sejam transformadas com a alegria de Jesus!

 

Carmen Andrade
Missionária na Colômbia