Todas as nossas atividades como cultos, evangelismos, discipulados, grupos de apoio e capacitação foram reorganizados devido à pandemia de Covid-19. As medidas restritivas tomadas pelo governo do Uruguai para controlar o avanço da doença nos levou a suspender nossos encontros presenciais. O que fazer, então? Começamos a usar plataformas virtuais para nossas celebrações dominicais e, conforme o número de aparelhos que se conectaram, percebemos que alcançamos um número maior de pessoas. Temos testemunhos de irmãos em nossa congregação de que seus familiares também ouviram a palavra de Deus, juntamente com eles, em suas casas. Até alcançamos pessoas do interior do país e, em alguns casos também do exterior, como Colômbia e Brasil. Nunca imaginaríamos alcançar mais pessoas com a mensagem dessa forma – mesmo com um templo vazio e sem encontro presencial em pequenos grupos. Deus não está limitado pelo espaço.

Porém, certamente Deus tem meios de trabalhar que nós não entendemos. Ele está mais desejoso que nós em espalhar a Sua mensagem. Na capacitação missionária que realizamos no Seminário Bíblico do Uruguai, também fomos surpreendidos pela forma como Deus opera. Na disciplina “Evangelismo e Missões”, que o pastor Daniel ensina, ouvimos um lindo testemunho de uma das alunas. Maria, de 55 anos:

“Quando começou toda a pandemia e o fechamento de tudo, fiquei sem trabalho, isolada, sem reuniões em igreja... Comecei a perder todo o ânimo, inclusive a deixar de estudar e ler a Bíblia... Quase entrei em profunda depressão. Mas fui incentivada a continuar assistindo as aulas virtualmente e, graças a Deus, fui renovada pelo Senhor. Vi que Seu propósito para o ser humano é ainda maior do que essa pandemia. Assim, finalizei a matéria”.

Maria não foi a única a testemunhar a bênção das aulas virtuais. Temos relatos de outros alunos que, através das aulas, foram desafiados a novas estratégias de evangelismo e chegaram aos vizinhos do bairro com a mensagem de salvação. Glória ao nosso Deus!

Quanto ao Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (GASS Uruguai), também tivemos encontros virtuais com um número maior de participantes e situações mais intensas, porque alguns integrantes que estão em depressão participam da reunião sem sair da sua cama e em profunda tristeza. Esse tempo de quarentena é muito difícil para aqueles que lutam contra a depressão. Ideias de autolesão e pensamentos de morte são um desafio para eles.

Recebemos mais ligações telefônicas, e ministramos e oramos com essas pessoas. Damos graças a Deus por essa ferramenta das plataformas virtuais, especialmente aqui no Uruguai, que por ser um país pequeno oferece a todos a possibilidade de conexão à internet.

Nos ajude em oração pela edificação e amadurecimento da igreja nacional durante esse tempo de pandemia. Peça por forças renovadas e segurança durante o isolamento, sobretudo por boas oportunidades de pregação do Evangelho e a extensão do Reino de Deus. Interceda também pela capacitação missionária, pois para este trimestre estaremos com aulas virtuais no Seminário Bíblico Batista do Uruguai. Ore também pelos integrantes e pela equipe de coordenadores dos Grupos de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio, por alívio àqueles que lutam contra a ansiedade, a depressão e o isolamento. E por fim, ore por consolo e ânimo renovado às famílias que perderam entes queridos, e nem puderam se despedir.

Em nossa família, todos estamos bem e, por isso, agradecemos a Deus.

 

Clélia Kerne de Oliveira

Missionária no Uruguai

 

Doe agora