A situação dos refugiados da Venezuela que se encontram na fronteira com a Colômbia foi agravada pela pandemia do novo coronavírus. Venezuelanos que já sofriam as consequências da situação econômica, política e social do país vizinho, precisam mais do que nunca de assistência. Em parceria com a Convenção Nacional Batista da Venezuela (CNBV), Missões Mundiais também tem atuado nesta causa.

Em 2019, Missões Mundiais assumiu o compromisso com a CNBV para auxiliar os seus 700 missionários, bem como continuar atuando por meio do PEPE Venezuela e do projeto DNA Missionário. Este compromisso continua firme neste ano, mesmo com as restrições impostas pela necessidade de isolamento durante a pandemia.

Os missionários da terra concentram suas principais ações exatamente na região fronteiriça entre a Venezuela e a Colômbia. Como a Casa Missão Batista da Venezuela permanece fechada por determinação das autoridades em razão da necessidade de isolamento social, as atividades desenvolvidas estão sendo realizadas ao ar livre, como o atendimento aos refugiados e distribuição de alimentos.

O trabalho atende às principais necessidades dos venezuelanos e refugiados, que foram agravadas pela pandemia. O povo está mergulhado na pobreza, em consequência da falta de trabalho e escassez de recursos mínimos para a sobrevivência. O governo só fornece farinha, um pouco de óleo e milho para a população. Não há verduras, frutas e carnes disponíveis, o que contribui para alguns casos de desnutrição. Estudos revelaram que, oito em cada dez famílias não têm renda suficiente para comprar uma cesta básica.

Atendimento médico realizado na fronteira da Venezuela com a Colômbia

 

Em três dias, foram distribuídas 600 arepas (comida colombiana) e 360ml de água mineral.

Embora o número de mortos pelo coronavírus na Venezuela seja baixo, comparado aos países vizinhos, mais de 300 vítimas até o momento, o número de infectados cresce consideravelmente. Os últimos dados apontaram que mais de mil casos foram confirmados em 24 horas. 

 

PROGRAMA SOCIOEDUCATIVO

Por conta das restrições, as ações presenciais unidades do PEPE (programa socioeducativo) estão sendo feitas de forma remota. Os coordenadores e missionários-educadores acompanham as crianças e suas famílias orientando-as nas atividades pré-escolares. Além de, junto com voluntários das igrejas, ajudarem na preparação das arepas – panquecas de farinha de milho ou de trigo. Todos os dias são entregues uma arepa e suco às crianças. Infelizmente, as refeições não contêm os nutrientes necessários para a saúde completa das crianças, mas ajuda a acalmar a fome.

“Missões Mundiais não está parada diante a esta situação. Além de enviar uma contribuição emergencial, também estamos desenhando um programa de segurança alimentar a fim de promover uma ajuda contínua e sustentável para abençoar e fortalecer todas as crianças”, diz a coordenadora internacional do PEPE, Terezinha Candieiro. 

As unidades do PEPE são uma oportunidade de estudos básicos, abrigo, amor, alimentação, saúde e vestuário; e na Venezuela elas trazem também a oportunidade de um novo olhar do povo em relação à igreja. Atualmente, 1.800 crianças estão matriculadas nas 88 unidades espalhadas pelo país. Elas contam com o acompanhamento de 165 missionários-educadores que fazem parte de 80 igrejas e congregações evangélicas que apoiam o trabalha do programa socioeducativo.

“Como o PEPE está totalmente vinculado à igreja local, esta encontra espaço para compartilhar da esperança que há em Jesus. O PEPE tem colaborado para que a população veja a igreja como uma representante de Cristo no meio do povo, ao passo que vê a igreja avançando e firme. Isso anima o coração e produz uma experiência com o Rei dos reis”, explica o coordenador dos missionários nas Américas, Pr. Ruy Oliveira.

Continue orando pelos missionários venezuelanos e pelo povo que sofre em meio às crises política, social, econômica e à pandemia. Interceda pelos coordenadores e missionários-educadores e por melhores meios de manter o contato com as crianças, oferecendo atividades educativas. Ore também por recursos financeiros para providenciar alimento ao povo e estratégias de evangelismo nesse momento. 

Transforme a Venezuela com a Alegria de Jesus através das suas orações e ofertas, doe agora.

 

por Jamile Barros