Na comunidade de Chatuley, em Leogane, Haiti, a pequena Suzi tinha apenas três anos quando ouviu falar de Jesus pela primeira vez. Ela então começou a participar das atividades da congregação batista que é guiada pelo missionário da terra Ti Marc. Poucas semanas depois, Suzi retornou trazendo mais convidados: suas duas primas. 

Em outubro de 2020, ela e outras crianças conseguiram algo inédito até então: levar seus familiares a um culto de celebração ao Senhor. Apesar de deixarem os filhos terem contato com a casa de Deus, os pais não estavam interessados em se envolver e ouvir a Palavra. Desta vez, no entanto, naquele último domingo de outubro, as famílias aceitaram o convite. E a bisavó de Suzi foi uma entre os familiares que estiveram presentes. Ela tocada pelo Espírito Santo e entregou sua vida para Deus. 

Outubro 2020 - crianças haitianas levam seus familiares ao culto pela primeira vez

Agora, assim como Suzi, suas primas, bisavó, avó e mãe agora também frequentam a congregação regularmente, sendo acompanhadas de perto pelo missionário Ti Marc.  

Suzi é fruto das atividades infantis realizadas pelos membros e que têm atraído várias crianças e adolescentes. Depois de três anos, a semente da Palavra de Deus cresceu e está dando frutos. Neste último fim de semana houve festa no céu! Durante o culto de celebração do 3º aniversário da congregação, nove crianças e adolescentes entregaram suas vidas para Jesus. 

Os novos irmãozinhos em Cristo concluíram o programa de discipulado para crianças e adolescentes, iniciado há três meses. A última aula foi no sábado (23). Durante a celebração, a congregação fez um momento especial de entrega dos certificados de conclusão do programa. Essas crianças, assim como a pequena Suzi, também têm influenciado e despertado a curiosidade de suas famílias sobre Deus.

“Nós temos três famílias que nunca haviam ido à igreja, mas hoje estão frequentando a nossa congregação só porque suas crianças estão participando das nossas atividades. Devagar, mas um dia, se Deus permitir, eles também serão alcançados completamente pelo Senhor”, conta o missionário Ti Marc que com o evento relembra dos primeiros passos da congregação: “A gente iniciou o trabalho com apenas seis pessoas e com mais ou menos 10 cadeiras no salão da casa. Hoje estamos com mais de 40 cadeiras e mais de 30 pessoas reunidas nos cultos aos domingos”.

O missionário Ti Marc também vê claramente que as atividades com as crianças estão ligadas ao crescimento da congregação. E essas experiências prévias que ele tem com os membros, as crianças e a comunidade local lhe revelam que Deus está envolvido com a plantação da igreja na cidade de Leogane. Essa certeza que o Espírito Santo pôs em seu coração é também uma esperança.

Esperança de continuar alcançando os haitianos, independentemente da faixa etária. 

Esperança de prosseguir sendo um instrumento do Senhor na vida de pessoas que enfrentam realidades que assolam o país caribenho, como a fome e a pobreza.

Esperança de que com o apoio dos batistas brasileiros em orações e ofertas, o Haiti poderá viver uma mudança. 

Esperança de que, se todos como Suzi e outras crianças, estiverem comprometidos em falar de Jesus aos que conhecem, vidas serão transformadas.

Não fique de fora do que Deus está fazendo no Haiti e em todo mundo por meio de Missões Mundiais.

Ore e contribua através do PIX Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do site www.doeagora.com.  

por Jamile Barros