A Igreja Batista El Renuevo é composta por 30 membros e está sem pastor porque o anterior faleceu. Uns meses atrás decidimos, junto à liderança, pintar o prédio da igreja, que estava desgastado. Louvamos a Deus que os membros abraçaram a ideia, e por dentro o edifício já está todo arrumado! O objetivo não era simplesmente trazer benefícios estruturais, mas capacitar e equipar, com estudos bíblicos, os membros daquela igreja. 

Nádia tem ajudado como professora da EBD e promovendo os momentos missionários no culto de domingo. E eu, uns meses atrás comecei, com a liderança, o treinamento de nove irmãos sobre pequenos grupos multiplicadores. Neste mês terminamos o treinamento e a capacitação e para o próximo ano, decidimos começar com dois pequenos grupos pilotos. Deus está revitalizando a igreja de uma forma madura e responsável na missão.

Tenho também estudado a Palavra com Marcos, um refugiado sírio e muçulmano que mora na Tríplice Fronteira. Conheci-o quando me pediu ajuda na questão da legalização de sua residência. Ajudei-o com os papéis e logo perguntei se ele queria conhecer o que a Bíblia ensina sobre o Messias. Ele aceitou e estamos caminhando nesse relacionamento de discípulo desde então. 

Marcos, tem muitas dúvidas, ao ponto de exaltar o seu profeta Maomé e dizer que Jesus teve pecado. Imagine; nem o seu livro, o Corão, fala isso! O evangelho está confrontando as suas crenças sobre a verdade de Deus. Outro desafio é que certos assuntos, às vezes, são muito complicados, principalmente porque os ouve pela primeira vez, principalmente sobre a divindade de Cristo. Ore por ele, para que o Senhor se revele a ele e por mim também.

Com a ajuda do casal Mohamed e esposa realizamos estudos bíblicos cronológicos da Bíblia. Usamos o método de evangelismo AL MASSIRA (“A Jornada”, em árabe), que mostra o propósito de Deus, desde o Antigo para o Novo Testamento, para salvar a Humanidade. O último estudo será para encorajá-los a tomar a decisão de se reunir com os demais irmãos como igreja. Louvamos a Deus por abrir o entendimento deles para as Escrituras. Ore pelos irmãos que têm aprendido e também pelo casal, pois estão enfrentando problemas no casamento..

Outra oportunidade que tivemos nesse mês foi de passar o fim de semana numa região, pregando e falando sobre a missão, em três igrejas. Conheci dois irmãos, que são gêmeos, muito interessados em missões entre os não-alcançados. Conversamos um bom tempo e um deles me disse que ficaria no Paraguai para trabalhar e sustentar o seu irmão, porque os dois sabem que a igreja paraguaia não tem condições de sustentar missionários. 

Na outra igreja, conheci uma família que deseja ser voluntária da JMM, nas viagens de curto prazo, entre os não-alcançados. A outra igreja é uma congregação localizada numa área muito difícil para o trabalho missionário. O pastor e os irmãos estão enfrentando perseguições por estarem pregando na região. O pastor que lidera a missão testemunhou que, depois de batizar três irmãos da mesma família, o pai, irado, os esperava armado. Graças a Deus que o Senhor os livrou da morte. Tive o privilégio de conhecê-los e animá-los a continuar na missão. Para 2022, se Deus permitir, capacitarei alguns membros daquela congregação a usarem o esporte como ferramenta de evangelismo.

Amira colaborou com o PEPE na América Latina com a tradução para o espanhol e o inglês, em capacitação, reuniões e congressos. Em dezembro, foi realizado o 2º Congresso Internacional do PEPE online, com a participação de 31 países onde o PEPE foi plantado. Ver as crianças sendo tocadas por Jesus, e também ver Deus as usando para alcançar os seus pais e famílias, não tem preço!

Coordenamos, outra vez, a 2ª Jornada Internacional de 24 horas de oração pelos cristãos de origem muçulmana, uma iniciativa da MBB Global e UBLA, com o apoio da JMM. Nesse ano tivemos a participação de irmãos de 16 países da América Latina e contamos com 10 organizações missionárias participando como facilitadores.

Completamos dois anos no Paraguai, e testemunhamos o compromisso de nove paraguaios levando o evangelho aos seus amigos muçulmanos. Somos responsáveis pela capacitação e treinamento desses irmãos. Nosso propósito é ver cada um mobilizando e capacitando outros paraguaios a fazer o mesmo. Para chegar a esse compromisso, eles tiveram que lutar contra a discriminação cultural e religiosa, e as venceram graças a Deus.

Outro privilégio nesse mês foi batizar a nossa filha, Rebeca. Que alegria a ver convicta sobre o nascimento, morte e ressurreição de Cristo. Louvamos a Deus, de todo o coração, por nos permitir vê-Lo revelando-se a nossa filha. Que ela siga crescendo a cada dia na graça e conhecimento do Senhor.

Terminamos agradecendo o seu apoio e carinho. Que você e família tenham um Feliz Natal, e que o próximo ano venha com muitas oportunidades para você adorar e glorificar o nome do Senhor!

Ibrahim e Amira Pereira

Missionários no Paraguai 

 

ADOTE OS MISSIONÁRIOS