Crianças desnutridas recebem alimentação saudável no PEPE
- Redação JMM
“Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.” (Provérbios 31.20)
Você está em minhas orações diárias! Juntos, levamos esperança a muitas crianças e suas famílias espalhadas pelos 16 países onde estamos com o PEPE nas Américas!
Compartilho com você o versículo que abre esta carta porque estou, novamente, refletindo sobre tudo o que aconteceu nos PEPEs durante o último mês e como nos esforçamos para ajudar as crianças a se sentirem amadas, cuidadas, protegidas e valorizadas. Vejo as necessidades e clamamos a Deus para que nos mostre como suprir essas carências, pelo bem das crianças. O versículo quebra o meu coração ao desafiar-nos a agir, não apenas orar. As crianças são nosso público-alvo porque não podem cuidar de si mesmas; elas precisam de nós.
Na Colômbia, muitas crianças que sofriam de desnutrição crônica agora recebem uma alimentação saudável nos PEPEs, por meio dos Refeitórios Comunitários, criados em parceria com a prefeitura. Isso resultou na diminuição do número de crianças desnutridas. O projeto começou em uma unidade do PEPE, há 5 anos, atendendo 150 crianças, e hoje são 22 unidades. O alcance é incrível porque Deus ama as crianças e suas famílias! Nosso objetivo é promover uma alimentação equilibrada e saudável para garantir o direito à alimentação, por meio da redução e prevenção da desnutrição, do controle dos riscos sanitários e fitossanitários dos alimentos, e da gestão intersetorial da segurança alimentar e nutricional.
No Equador, também em parceria com a prefeitura, temos o PEPE de Pedernales, que oferece aulas de corte e costura, panificação e alfabetização de adultos, alcançando os familiares das crianças do PEPE e pessoas da comunidade ao redor do templo, que precisam de nossa ajuda. Temos também o PEPE Rayito, que prepara e distribui alimentos para as famílias necessitadas.
No Peru, nos preocupamos com a saúde das crianças. Através de programas governamentais, recebemos médicos e enfermeiros que visitaram os PEPEs, vacinando contra sarampo, varicela e gripe. Após as vacinas, realizam exames de hemoglobina para detectar anemia no país. E as atividades continuam: plantações de hortas familiares e comunitárias para o cultivo de alimentos orgânicos, melhorando a segurança alimentar e incentivando práticas sustentáveis; campanhas de desparasitação, suplementação alimentar, atendimentos odontológicos e exames clínicos para as crianças e suas famílias, visando a prevenção e a melhoria do bem-estar nas comunidades.
Poderia contar mais a você sobre o que acontece em cada um dos países para ajudar as crianças e suas famílias, mostrando que somos o povo de Deus e amamos, não apenas em palavras, mas também por meio das nossas ações! E você faz parte dessas ações porque suas orações e ofertas chegam até aqui! Muito obrigada, em nome de toda a nossa equipe!
Vamos alcançar as crianças e suas famílias para Cristo!
Carmen Lígia
Missionária no Panamá e Coordenadora do PEPE nas Américas
Conheça mais sobre o PEPE em https://pepeglobal.org/