A crise humanitária na Venezuela tem se agravado nos últimos anos, afetando drasticamente o bem-estar das crianças. Um relatório da ONU sobre o panorama da segurança alimentar na América Latina e Caribe de 2022 apontou a Venezuela como o país da América do Sul com maior número de pessoas passando fome. Dados mais recentes são difíceis de obter devido à falta de colaboração do governo venezuelano em fornecê-los. Contudo, isso não mascara a dura realidade da desnutrição sofrida pelo povo, principalmente as crianças.

Quando em 2020, Missões Mundiais criou o Programa Há Fome no Mundo, a Venezuela já estava no quadro de países prioritários que precisavam de ajuda. Mais de cinco anos depois, o país latino ainda enfrenta problemas com a fome, em especial as crianças. Diante disso, a equipe de profissionais de saúde de Missões Mundiais se uniu para elaborar um plano de ação definitivo. Assim, surgiu a Farinha Enriquecida (carinhosamente chamada de FÉ). 

Criada especialmente para combater a desnutrição infantil na Venezuela, a FÉ é um suplemento alimentar à base de farelo de milho, gergelim e folhas verdes (como espinafre ou moringa, dependendo da disponibilidade local). Esses ingredientes simples formam uma combinação poderosa de energia, ferro, vitaminas, minerais e proteínas — elementos essenciais para o bom desenvolvimento e funcionamento do organismo em casos de desnutrição, como explica a nutricionista Gabriela Mendes.

“Toda criança nasce com uma capacidade imensa de aprender, de descobrir. As crianças são curiosas, gostam de brincar, de aprender coisas novas... Mas uma criança desnutrida não, porque ela não tem energia para isso. Ela não tem ânimo, não consegue desenvolver bem as atividades e tem dificuldade no ensino. Muitas vezes as sequelas em crianças que entram em uma desnutrição um pouco mais grave, acabam ficando para a vida toda; e vão se tornando cada vez mais difíceis de serem revertidas.”. 

Em 2022, o Pr. João Marcos B. Soares, diretor de Missões Mundiais, e sua esposa visitaram a unidade do PEPE Venezuela e puderam ver de perto o processo de produção da farinha. Ele é feito com muito cuidado: os ingredientes são selecionados, limpos, secos, torrados e moídos para garantir a preservação de seus nutrientes. Depois, são misturados conforme orientações nutricionais e embalados em pacotes de 600g — quantidade suficiente para alimentar uma criança por um mês. Como a receita pode ser adaptada conforme os ingredientes disponíveis localmente, o projeto permite produção regional, reduzindo custos e vencendo barreiras logísticas.

Pr. João Marcos B. Soares visita o PEPE Venezuela 2022
Elzi Maciel, esposa do Pr. João Marcos, visita o PEPE Venezuela 2022

Atualmente, a FÉ é distribuída a quase 2 mil crianças atendidas pelo PEPE Venezuela, sendo incorporada tanto nas refeições escolares quanto nas refeições feitas em casa. É comum vê-la misturada em pratos do dia a dia, como arepas, sopas, arroz, carnes e pães — o que facilita a aceitação e o consumo contínuo pelas crianças e suas famílias. Sim, famílias, pois em alguns casos a FÉ é também distribuída aos parentes das crianças.

Durante visitas às casas, os missionários e voluntários do PEPE identificam famílias em extrema vulnerabilidade e oferecem pacotes extras da Farinha, permitindo que também os responsáveis tenham acesso a uma fonte essencial de nutrientes. Isso faz com que o impacto do projeto vá além da criança individual e alcance toda a comunidade.

Graças a Deus, os resultados do consumo contínuo da Farinha Enriquecida são visíveis para todos. As crianças melhoram no estado nutricional, têm maior resistência a infecções, menos episódios de diarreia e um sistema imunológico mais forte. Outro benefício importante é sua durabilidade: não precisa de refrigeração e pode ser armazenada por até dois meses em locais frescos e secos, o que facilita seu uso em áreas com infraestrutura limitada.

O projeto começou com poucos recursos, enfrentando muitos obstáculos. Mas, graças ao empenho e à fé de missionários e voluntários, hoje ele representa não só uma ação de combate à fome, mas também uma forma concreta de levar dignidade, cuidado e esperança para milhares de crianças e famílias venezuelanas. Contudo, precisamos continuar e alcançar ainda mais crianças e suas famílias. Para isso precisamos do seu envolvimento em orações e ofertas.

Ore pela equipe de voluntários do PEPE e todos os que trabalham para a produção da FÉ. Interceda pela saúde das crianças e famílias venezuelanas. Ore por mais doadores e mantenedores financeiros do trabalho realizado na Venezuela.

Doe e ajude crianças da Venezuela aqui. 

Ou faça um PIX para a Junta de Missões Mundiais através da chave CNPJ 34.111.088/0001-30.

O comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp da Central de Atendimento: (21) 98055-1818, com sua identificação e o destino da oferta.

Jamile Darlen

Jornalista em Missões Mundiais