Após 11 meses, a quarta turma do projeto Radical Haiti, composta pelos vocacionados Gustavo Barbosa, Íris Aguiar e Samara da Silva está de volta ao Brasil, mas deixou muita alegria e esperança ao povo haitiano. O missionário André Bahia conta da importância do Radical no Haiti e das maravilhavas realizadas pelos jovens na região. 

O Radical Haiti tem como objetivo apoiar as ações dos três eixos do Programa Por Um Novo Haiti: Desenvolvimento Comunitário, Educação Transformadora e Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A turma atuou diretamente no Centro de Desenvolvimento Integral - CDI Rosembert, onde atualmente há cinco projetos de iniciativa comunitária: Escola de Idiomas; Escola de Alfabetização de Jovens e Adultos; Ateliê de Artesanato; Ateliê de Corte e Costura; e Escola de Formação de Agentes Voluntários de Saúde.

Os vocacionados também desenvolveram um programa especial de verão, onde realizaram três projetos entre os meses de junho e agosto: curso de iniciação em empreendedorismo; curso de iniciação em violão e curso de iniciação em desenho.

Segundo o missionário, o ponto alto do trabalho desses três jovens foi a realização do 1º Festival de Verão na Comunidade, uma festa de fechamento do 2º ciclo de projetos (maio a agosto), coordenada por eles em conjunto com os líderes locais, onde cada projeto pôde expor as habilidades adquiridas: música, teatro, declamação de poemas, exposição de artesanato, roupas, e maquetes feitas pelos alunos do curso de empreendedorismo. André Bahia garante que “a festa foi um sucesso”!

“Os Radicais puderam se encontrar na missão de Deus e foram muito felizes no projeto Por Um Novo Haiti”, diz o missionário.

Íris, graduada em Letras, aplicou seus conhecimentos e habilidades no ensino da língua portuguesa, formando duas classes. Samara, “missio-empreendedora”, investiu na vida de adolescentes, jovens e adultos, semeando e equipando-os para a abertura e desenvolvimento de pequenos negócios capazes de gerar e ampliar a renda das famílias. Gustavo, vocacionado ao pastorado, capacitou os líderes através de ações discipuladoras intencionais, além de compartilhar seus talentos na formação de novos líderes.

“O mais significativo foi ter visto que todos entenderam que não há separação entre os cristãos e não cristãos. Cada um, através de seus dons, talentos, vocações e habilidades buscou realizar, intencionalmente, o discipulado com aqueles que o Senhor lhes deu em cada projeto que desenvolveram, sinalizando que o Reino de Deus chegou a Rosembert, e que aonde o Reino chega, ele transforma”, comentou o Pr. André Bahia.

Para fazer parte de um dos projetos do programa Radical escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e saiba mais. 

 

colaboração: Ana Jhuly Stellet