A propagação do Evangelho no Sudeste da Ásia tem encontrado muitos obstáculos – como a perseguição religiosa severa – que obriga as famílias a se deslocarem temendo por suas vidas. Contudo, pela graça de Deus, estamos avançando cada vez mais no auxílio às famílias cristãs refugiadas aqui. Atualmente, o projeto Step by Step* (Passo a Passo) já conta com 14 estudantes de diferentes idades e níveis escolares. Louvado seja o Senhor!

Por questões de segurança, as crianças têm aprendido as lições em casa através da internet – isso diminui o risco de serem capturadas pela polícia local. Esse projeto tem levado esperança e a chance de um novo futuro para os pequenos que têm uma educação bem precária ou que nunca iniciaram suas atividades escolares. Conquistamos também espaços para realizarmos atividades físicas e artísticas com eles na igreja que frequentamos. Eles têm aberto os braços para receber essas crianças.

Infelizmente o nosso primeiro encontro no local teve de ser cancelado por conta da presença da polícia nos arredores em busca de estrangeiros ilegais. Não podíamos correr o risco das crianças ou dos pais serem pegos. Eles vivem longe da igreja e os custos de transporte são bem altos. A presença da polícia diminuiu um pouco com o tempo, mas o clima ainda é de insegurança e, portanto, estamos com este evento do projeto estagnado até uma nova oportunidade surgir.

No Natal, no entanto, conseguimos nos reunir. Fizemos uma celebração para os mais novos e suas famílias no salão cedido pela igreja. Naquele dia todos esqueceram, ainda que por um momento, as suas lutas diárias. Todas as preocupações, ansiedades e medos foram deixados de lado para que pudéssemos desfrutar de momentos de alegria, paz e amor proporcionados pelo Senhor. Só temos a agradecer pelo tempo precioso que pudemos aproveitar naquele dia.

Aqui os refugiados trabalham como escravos; geralmente presos aos chefes que, por cuidarem dos custos da documentação deles, pagam um salário irrisório que não os permite a liberdade financeira para saírem deste tipo de relação empregatícia. Ore pelas famílias com as quais trabalhamos, pois há a possibilidade de algumas serem realocadas para outro país. Que esse milagre aconteça para que elas tenham a oportunidade de uma vida mais digna. Peça ao Pai também para que as famílias que aqui continuam possam conquistar sua liberdade e que nós tenhamos sabedoria para auxiliá-las.

Como ainda não há um acordo assinado para pessoas que vêm buscar refúgio aqui na região, elas estão sujeitas a serem presas e confinadas no IDC (“Immigration Detention Center” ou “Centro de Detenção de Imigração”) a qualquer hora do dia ou noite, independentemente do lugar. IDC é uma prisão para estrangeiros. Sem o acordo, eles entram como turistas e então passam a viver escondidos. Leve a Deus a situação das pessoas que estão detidas, especialmente minhas duas alunas de inglês. E por um movimento do governo quanto à situação desses imigrantes.

Interceda por nós e pelos outros irmãos espalhados pelo mundo que também sofrem com a perseguição por causa da sua fé em Cristo. Que eles possam continuar firmes e lembrar que Deus não nos abandona.

 

O Projeto Step by Step visa ajudar as famílias que chegam ao Sudeste da Ásia em busca de melhores oportunidades de vida, mas em especial em busca de liberdade para expressarem e viverem sua fé sem risco de perseguição. Um meio de ajudar que encontramos é promovendo educação escolar para as crianças. Fazemos isso através de um programa online que segue o mesmo currículo usado nas escolas americanas e no qual também é possível observar o progresso dos alunos conforme as aulas e exercícios acessados.

O objetivo futuro do projeto é conseguir reunir as crianças uma vez por semana para que possam ter a oportunidade de se expressarem através de atividades artísticas e físicas, já que passam os dias confinados em seus quartos. Para isso, precisamos vencer as barreiras da insegurança causada pela presença da polícia da imigração e dos custos de transporte.

 

Pr. Gladimir Fernandes
missionário no Sudeste da Ásia.