O Rio Ganges é um dos vinte maiores do mundo. Fonte de abastecimento para 400 milhões de pessoas e adorado por um bilhão de hindus, ele também é conhecido como “Mãe Ganga”. O rio nasce cristalino no alto da Cordilheira do Himalaia, mas o despejo de poluentes e o uso descontrolado das águas o transformam numa lama tóxica ao longo de sua jornada por grandes cidades e centros industriais. Entre os hindus existe uma crença de que a água turva do Ganges fornece muito mais do que hidratação. As pessoas creem que ele propicia cura, bênção e até salvação. 

Essa convicção estimula as pessoas a não apenas pagar uma boa quantia por uma garrafa de água do Ganges, mas a viajarem centenas de quilômetros para um encontro com a "Mãe Ganga".

Os hindus apresentaram várias narrativas de criação sobre como o rio Ganges passou a existir. Alguns acreditam que o rio disparou do dedão do deus Vishnu. Outros acreditavam que ele brotava e ainda flui dos cabelos luminosos do deus Shiva. Muitas formas de arte de Shiva retratam um tiro de água no topo de sua cabeça.

Apesar das opiniões variadas, a pedra angular da maioria das crenças hindus sobre o rio Ganges é que, devido a sua origem divina, oferece uma oportunidade divina. Por essa razão, as pessoas viajam durante dias e ficam semanas ao longo das margens do rio, esperando sugar um pouco de bênção e paz.

Certas cidades do entorno do Ganges foram construídas ao longo dos séculos para servir como locais sagrados para peregrinação e ritual religioso. Em 2018, uma destas cidades chegou a receber cerca de 7,5 milhões de pessoas. Lá e em outras cidades ribeirinhas consideradas sagradas, os hindus realizam rituais com o único objetivo de ganhar alguma coisa.

A peregrinação ao Ganges é geralmente planejada para obter bênçãos relativas a qualquer coisa, desde a fertilidade até riquezas materiais. A maioria das atividades envolve banhos no rio. Os hindus caminham pela água até a cintura, pegam água em suas mãos ou em uma tigela e despejam-na de volta ao rio enquanto fazem um mantra ou uma oração a um deus. Os hindus acreditam que este ritual honra o deus e inclina seu ouvido ao seu pedido. Antes de ir para casa, os hindus engarrafam a água e a vendem para as pessoas ou a usam para outros rituais.

Outros acreditam que o Ganges oferece salvação real. Algumas pessoas chegam a dizer: “Banhar-se no Ganges é lavar seus pecados. Morrer aqui é escapar do ciclo da reencarnação e alcançar a salvação instantânea.” Assim, as pessoas não apenas mergulham na esperança de apagar suas más ações, mas as famílias trazem entes queridos à beira da morte, porque morrer no rio Ganges significa alcançar a salvação imediata, seja o que for que eles acreditem que seja.

Aqueles que por acaso morrem ao longo do rio Ganges são cremados e suas cinzas são lançadas no rio. Se alguém morreu antes de chegar ao rio, os membros da família levarão suas cinzas ao Ganges o mais rápido possível. Acredita-se que o efeito salvífico seja o mesmo.

Nossas equipes de trabalho sempre visitam o Rio Ganges.  Certa vez um voluntário visitou o Ganges e, enquanto estava sentado na margem, testemunhou um homem entrar na água, murmurar uma oração e depois mergulhar na corrente lenta do rio. Quando o homem veio à tona e foi para a margem, ele perguntou: “Funcionou?” Acertando com precisão que o homem chegou para conseguir alguma coisa. "Não", disse o homem. "Eu não senti nada", completou o peregrino.

A maioria das pessoas que visitam o rio Ganges tem uma grande sede espiritual. Muitos estão confiantes em sua jornada espiritual e abertos a dialogar sobre questões de fé. Outros vêm em uma tentativa desesperada de último recurso para ter uma interação divina que poderia mudar o curso de sua eternidade.

Jeremias 2.13 descreve Deus como “a fonte da água viva” (HCSB), e Isaías falou em nome de Deus quando disse: “Venham todos vocês que estão com sede, cheguem às águas” (55.1 NVI)! Jesus nos disse que Ele é a fonte dessa água viva (João 4; 7) e deu um convite aberto para garantir a salvação para qualquer um que esteja espiritualmente com sede.

Nossa equipe de obreiros tem testemunhado sobre a fonte verdadeira de água viva e a cada dia pessoas estão se rendendo aos pés de Jesus. Ore por isso! Seja parte integral dessa equipe. Esteja conosco, assumindo um compromisso de oração todos os dias para que o nome de Jesus seja glorificado aqui nessa terra sofrida do Sul da Ásia.

Ore

  1. Para que os hindus e muçulmanos conheçam o verdadeiro Deus através do testemunho de nossos missionários; 
  2. Pela nossa segurança e as dos demais missionários desta região, pois estamos em área de risco à pregação do Evangelho. O governo tem instalado sistema de monitoramento pela internet. A comunicação tem ficado mais perigosa a cada dia; 
  3. Pelos filhos de cada missionário, que ficam ainda mais expostos à cultura local. Ore pela formação e desenvolvimento deles; 
  4. Pela nossa saúde, pois estamos num período de muita poluição aqui no Norte do país. O índice está em estado de alerta de risco. 

Muito obrigado (धन्यवाद - dhanyavād). Um grande abraço em meu nome, da minha esposa, Isabela, e do nosso filho, Mateus Costa.

Fábio Costa
coordenador missionário no Sul da Ásia

Doe agora