Samuel é o nome fictício que escolhi para me referir ao filho de Ana (nome também fictício), o primeiro fruto colhido do trabalho com refugiados no Oriente Médio. Quando Ana chegou ao projeto de Missões Mundiais nessa localidade, Samuel tinha apenas 10 anos  e estava completamente traumatizado por causa da violência da guerra. Ele viu alguns dos seus colegas serem mortos na porta de sua escola, várias explosões e pessoas fugindo desesperadas. Além de tudo isso, Samuel perdeu seu pai.

Após essas duras experiências, Samuel foi acometido por uma depressão. A única coisa que ele fazia era dormir o tempo todo. Quando ouvia barulho de avião ou helicóptero, Samuel entrava em pânico. Os desenhos  que ele fazia em nossas atividades eram sempre de aviões lançando bombas, tanques de guerras e prédios explodindo. O atendimento e cuidado que ele e sua família receberam no projeto Esperança aos Refugiados fez toda a diferença na vida de sua família.

A mãe de Samuel logo se converteu e se tornou uma pessoa extremamente importante no processo de alcance a outros refugiados. Nossas missionárias sempre oravam pelo Samuel e davam uma atenção especial ao menino. Os anos foram passando e o Samuel foi se recuperando dos traumas até se tornar um professor de arte marcial para outras crianças que frequentam o nosso projeto.

O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". (1Samuel 3.10)

As mudanças na vida de Samuel eram claras. Mas ele continuava sendo um seguidor fiel do Islã. No ano de 2018, um grupo de voluntários foi à casa de Samuel e fez uma verdadeira reforma. Foram três dias de muito trabalho, que contou com o apoio do agora professor.  

Todos esses anos, experimentando o cuidado dos cristãos foram como “bombas de amor” no coração de Samuel. No mês passado, recebemos a notícia de que o Samuel ouviu a voz de Deus chamando por ele para a salvação. Samuel, agora com 18 anos, se entregou a Cristo. Aleluia!

Um de nossos missionários continua acompanhando nosso novo irmão em Cristo e está estudando a Bíblia com ele. O interessante é que o trabalho de discipulado no contexto muçulmano muitas vezes começa mesmo antes de a pessoa se converter. Samuel já tem em sua vida muitos valores, que ao longo do tempo vem observando e aprendendo com o contato com os missionários, agora o trabalho é de ensinar as verdades acerca de Jesus, e levá-lo a afirmar tudo aquilo que sempre foi negado em sua religião de origem.

Em breve, cremos que teremos o testemunho público de Samuel, passando pelas águas, se batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ore pra que Deus abençoe e proteja a vida do Samuel. Queremos investir em sua vida pra que futuramente ele seja um líder, que irá alcançar muitos jovens do seu povo para Cristo. 

Jessé Carvalho
coordenador missionário para o Oriente Médio, Norte da África e Sahel Africano

Doe Agora