Em janeiro deste ano, os missionários Anand e Asha Jones (pseudônimos) completaram 27 anos de missão transcultural. Eles, assim como todos que contribuem para esta missão com suas orações, ofertas, vocação e mobilização, estão escrevendo a história de Missões Mundiais no Sul da Ásia. Para marcar a data, nossos missionários escreveram o primeiro de uma série de artigos que relembra a trajetória da JMM no Sul da Ásia, uma região de grande resistência ao Evangelho de Cristo. 

Recordar o que Deus realizou faz nos prostrarmos diante Dele em admiração, em razão das inúmeras intervenções sobrenaturais no campo missionário. A profunda gratidão ao Senhor pela sua vida e de sua igreja foram instrumentos-chaves na materialização do projeto de Deus.

Em abril de 1998, quatro anos após o início do trabalho em um grande país do Sul da Ásia, escrevemos aos nossos adotantes dizendo que o ministério que realizamos aqui é um projeto de Deus! Incentivamos nossos irmãos a refletir sobre o Natal ou a Páscoa sem seguidores de Cristo. O que é uma realidade em muitas partes da região Norte do país. Mas mostramos também que, por causa de suas orações e apoio, Deus começava a agir em vários grupos étnicos onde atuam os obreiros da terra.

Naquele ano, em uma cidade do Norte, onde estavam Masih, Murmu e Das, o Natal foi celebrado em um culto com 50 pessoas. Não havia ninguém há dois anos! Em outra cidade da região, onde estavam Singh e Burh, 15 pessoas adoraram ao Senhor no dia de Natal. Surgiam os novos seguidores do caminho naquela área!

Numa outra localidade, onde estavam Champ e Dupka, 33 pessoas estiveram presentes. Ali a comemoração chamou a atenção dos vizinhos porque a casa estava decorada externamente. Esta é uma tradição nos festivais religiosos por aqui. A decoração provocou curiosidade. Os vizinhos perguntaram: "o que é o Natal?”. A oportunidade foi aproveitada para testemunhar. O mesmo aconteceu entre outros grupos em que estavam os obreiros que igrejas no Brasil sustentam. Pulamos de alegria, pois ‘O verbo se fez carne’ há 2 mil anos, mas só então o Natal aconteceu nesta área, com alguns seguidores.

Ficamos imaginando como isso seria possível sem você, no contexto de Romanos 10.13-15? Desde o início daquele ano, centenas de seguidores confirmaram a sua fé nas águas. Eram apenas ‘molhos’, Salmos 126.6, em meio aos milhões que aqui vivem. Contudo, nos regozijamos no Senhor pela atuação do Espírito Santo nesta área.

Dissemos à época que, juntamente com os obreiros da terra, esperávamos, pela fé, que dez igrejas fossem estabelecidas naquele ano. Contamos com as constantes orações dos irmãos, a fim de que o alvo se materializasse para glória de Deus.

Deus fez a obra. Você e a sua igreja participaram. Valeu a pena! Hoje são cerca de 60 comunidades estabelecidas, milhares de seguidores. O Natal e a Páscoa chegaram em várias vilas na região Norte desse grande país do Sul da Ásia, o qual não citamos o nome por questões de segurança. Sim, o Evangelho é o poder de Deus!

Ore por sabedoria do Senhor na escrita da história de Missões Mundiais no Sul da Ásia, pois a pesquisa e a documentação histórica já foram feitas e agora estamos na fase da escrita.

Anand e Asha Jones
missionários no Sul da Ásia

Doe agora