O Ramadã é uma celebração sagrada dos muçulmanos que prega a paz, empatia pelos outros, abstenção de alimento e outras atividades em prol de se aproximar de Alá para que ele perdoe os seus pecados. Ainda que o sentido seja fazer o bem, muitas pesquisas e notícias comprovaram que no Ramadã o índice de ataques terroristas é muito maior. Na maioria dos casos, as vítimas são cristãs. Mas os terroristas se dizem contra qualquer um que não tenha o islã como religião, pois essas pessoas estão em pecado diante de Alá.

Os atentados podem ocorrer de forma isolada ou são reivindicados por grupos extremistas como o Estado Islâmico, por exemplo. Este ano o governo australiano emitiu alerta de ataques aos países que são possíveis alvos dos terroristas, enquanto o Japão recomendou aos que pretendem viajar para o exterior durante o Ramadã, a tomarem medidas de precaução contra o terrorismo.

Grupos de vigilância de perseguição aos cristãos vêm alertando sobre o perigo iminente e a importância de segurança redobrada durante a celebração sagrada do islã. Em 2017, aproximadamente, 1.600 pessoas foram massacradas durante o Ramadã – tornando-se uma das mais mortíferas da história moderna. Este ano, uma igreja protestante em Burkina Faso foi alvo de ataque durante um culto e deixou o pastor, dois de seus filhos e mais três fiéis mortos. Já no último domingo, o alvo foi uma igreja católica na qual 6 pessoas morreram por conta do ataque.

Mesmo em meio a tudo isso, muitos cristãos não deixam a oportunidade de pregar aos muçulmanos. O número de convertidos também cresce próximo ao final do Ramadã, período em que muitos afirmam ver a figura de Jesus. Este é o agir do Senhor em meio ao povo, usando também seus servos para pregar e se relacionarem com os muçulmanos mostrando a verdadeira paz.

Missões Mundiais tem divulgado a importância de orar ainda mais durante o período do Ramadã e muitos irmãos tem se disponibilizado. Veja alguns comentários postados nas redes sociais:

“Oremos para que a graça e misericórdia de Deus sejam derramadas. E a paz e o consolo por essas famílias e as igrejas atacada.” (@gilvaneidefelina via Instagram) 

“Meu Deus, muito triste, que Deus dê forças aos nossos irmãos perseguidos.” (@joquebedecaetano via Instagram) 

“Lembrei do choro de Jesus olhando para a cidade de Jerusalém! Vamos orar e chorar também diante do Pai celestial, pedindo que Ele com seu poder e graça transforme essa tragédia em muitas conversões a Cristo.” (Carlos de Souza via Facebook) 

“Senhor, tenha misericórdia! Proteja seus filhos e que o Evangelho cresça e a igreja de Cristo avance!!!!” (Sabrina Macatrozo Poleto via Facebook) 

É unida em oração que a igreja de Cristo se fortalece e prospera. A perseguição é inevitável, pois ainda há muitos que não conhecem a Deus. Existem muitos “Saulos” no mundo, mas que pela graça e misericórdia podem ser transformados em “Paulos”. Oremos pelos que sofrem a perseguição e pelos seus perseguidores, para que eles sejam alcançados pelo Evangelho do Senhor.

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)