Chegamos de mais uma visita aos campos no Oriente Médio. Foi um tempo muito especial, pois desta vez estivemos na companhia de alguns pastores de igrejas batistas no Brasil. Vivemos experiências marcantes durante a viagem, ouvimos muitos testemunhos de pessoas que têm sido beneficiadas pelos nossos projetos e foram alcançadas por Cristo através deles. Mas o ponto alto de nossa caravana foi a realização de batismos.

Foram batismos completamente secretos, em uma sala com luzes apagadas e uma celebração bem diferente das que estamos habituados no Brasil, que geralmente é feita com muito louvor, aplausos e alegria. Foi uma celebração quase que em total silêncio devido aos cuidados com a segurança. Não podíamos despertar a atenção dos vizinhos, já que estávamos no espaço de nosso projeto.

Mas o que foi mais marcante pra mim foi o fato de termos batizado o Samuel, um jovem que chegou ao nosso projeto ainda menino, com dez anos de idade. Completamente traumatizado pela guerra. Ele viu amigos de escola serem mortos; perdeu seu pai; um corpo decapitado foi apresentado a ele e a sua mãe como se fosse do seu pai; além de tantos outros horrores.

Samuel sofria de uma depressão profunda e dormia o tempo todo. Hoje, com 18 anos, é um jovem bonito, forte e alegre. Ele transborda a alegria de Jesus para outros jovens.

O interessante é que fui visitar o Samuel antes do batismo pra saber melhor sobre sua fé e sua segurança em Jesus. Eu queria saber também se ele se sentiria a vontade com tantas pessoas estranhas presenciando o seu batismo. Fui surpreendido ao ver o desejo dele em ser batizado.

Houve um momento em que Samuel usou a experiência do eunuco com Filipe, registrado em Atos 8. Ele disse: “Onde está a água? Vamos agora realizar esse batismo”.

Quando a noite chegou, diante de sua mãe e de diversas testemunhas, Samuel deu sua publica profissão de fé, declarando que Jesus Cristo é o seu Senhor. Em seguida, realizamos a Ceia com ele, sua mãe e outra jovem que também foi batizada. Foi emocionante para todos.

Esta tem sido uma cena que tem se repetido muitas vezes no Oriente Médio e também no Norte da África. Nós louvamos a Deus por nos permitir fazer parte da história de transformação de muitas vidas.

Você também faz parte disso, pois seu apoio em oração e sustento tem sido fundamental. Muito obrigado por continuar conosco.

 

Pr. Jessé e Quésia Carvalho
coordenadores missionários para o Oriente Médio, Norte da África e Sahel Africano