Em nosso campo o ano novo é comemorado de acordo com o calendário lunar, e esse ano foi comemorado em fevereiro. As comemorações duram aproximadamente 15 dias e envolvem muitas tradições e costumes, como soltar fogos todas as noites, visitar parentes e amigos próximos, dar pequenos envelopes vermelhos com algum dinheiro para crianças, entre outros costumes. Para aqueles mais religiosos também é tempo de reverenciar os mortos, fazer peregrinações e pedir um bom ano aos “deuses” ou espíritos.

É uma época muito agitada e festiva, mas nesse ano, por conta da pandemia muitos dos encontros foram evitados porque a orientação oficial é evitar viagens. As aglomerações foram proibidas, a queima de fogos foi restringida e muitos não puderam estar com suas famílias.

Mesmo com essas restrições, o ano novo seguiu como um grande evento. E como qualquer evento especial ele carrega algumas oportunidades para falar da novidade que transforma vidas. Alguns amigos nossos não viajaram para suas casas e, por conta das medidas preventivas do governo, acabaram por ficar. Então, eles escolheram um dia e nos pediram para fazer uma visita de ano novo, o que na cultura local é uma forma de respeito.

Preparamos uma refeição para eles, conversamos, sorrimos e o mais importante: testemunhamos do poder transformador dEle. Nossa casa é decorada com versos bíblicos na língua local e enfeites que não deixam o visitante sair sem notar o nome do Senhor de alguma forma. E não somente isso, mas antes de comer compartilhamos em oração da graça dEle pedindo por cada um. Eles sabem da fé que temos e não foi a primeira vez que compartilhamos, mas dessa vez foi especial por se tratar de uma refeição de ano novo. Nossa oração é para que o Pai siga abençoando-os e abrindo portas para compartilhar dEle.

Assim como nós, muitos outros irmãos locais tiveram oportunidades de compartilhar as boas novas durante esses dias (estima-se mais de 100 milhões de seguidores do Filho em nosso país, que tem uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas). Agradeça ao Pai pelas oportunidades e peça para que Ele mesmo plante, regue e colha os frutos desse tempo de semeadura.

Ainda sobre o ano novo por aqui, há uma tradição de se colocar dizeres na porta de entrada da casa, geralmente alguma poesia com sentido de atrair um bom ano. Fizemos a mesma coisa, mas os dizeres são “Deus é Amor” e “Novo ano na Graça dEle”. Nossos vizinhos, ou aqueles que vierem até a nossa casa, saberão que aqui vivemos o poder que transforma e que um bom ano é um ano na presença dEle.

Por fim, desejamos a você um feliz “ano novo”!

Obrigado por abençoar nosso ano com seu amor e intercessão.

Ael Oliveira
Missionário no Leste da Ásia

Doe agora