O Projeto Step by Step (Em português, Passo a Passo) visa ajudar as famílias que chegam ao Sudeste da Ásia em busca de melhores oportunidades de vida e, em especial, pela busca de liberdade para expressarem e viverem sua fé sem risco de perseguição. Um meio de ajudar que encontramos é promovendo educação escolar para as crianças. Fazemos isso através de um programa online que segue o mesmo currículo usado nas escolas americanas. Infelizmente, as famílias das crianças do projeto vivem sob tensão de perseguição por parte das autoridades. 

O objetivo futuro do projeto é conseguir reunir as crianças uma vez por semana para que possam ter a oportunidade de se expressarem através de atividades artísticas e físicas, já que passam os dias confinados em seus quartos. Para isso, precisamos vencer as barreiras da insegurança causadas pela presença da polícia da imigração e dos custos de transporte.

Hoje, quero compartilhar a história de uma das pessoas que pertencem à comunidade que participa do Projeto Step by Step.

Dawood está preso. Não por ter feito algo que merecesse uma punição, mas preso por não ser ouvido, por querer proteger a sua família e ter uma vida com segurança e estabilidade. Dawood é barbeiro por profissão e em seu país trabalhava em um salão de beleza. Ganhava um sustento que lhe dava condições de uma vida tranquila com sua família. Mas, por pertencer a uma comunidade cristã também estava sujeito a sofrer qualquer tipo de perseguição, entre elas ser forçado a deixar o emprego, ser acusado de blasfemo etc.

Certo dia, Dawood foi para o trabalho e lá foi pressionado a negar sua fé em Cristo. Caso não negasse perderia o emprego. Ele se recusou a negar sua fé e por isso foi espancado e expulso de seu trabalho.

Ameaçado de morte, ficou sem saída e foi nesse contexto que decidiu vir para o país onde estamos, no Sudeste da Ásia, em busca de uma vida de segurança e liberdade. Quando chegou aqui no país conseguiu um emprego e parecia que tudo daria certo para ele e sua família. Entretanto, foi roubado e ficou sem o seu passaporte e não poderia mais conseguir emprego; o antigo empregador não legalizou sua condição de trabalho, então passou a estar ilegal perante o governo. Ele se apresentou para a ONU e pediu para receber o direito de se tornar um refugiado. O que ele não esperava era que o nosso país não fosse signatário do acordo entre países sobre o cuidado com refugiados, e por essa razão não dá refúgio a ninguém.

A cada ano, a condição da família se tornava ainda mais difícil. Há pouco mais de um ano atrás, Dawood e sua família foram presos pela imigração nacional. Na cadeia ele foi separado de sua esposa e de seus filhos, e todos foram colocados em diferentes centros de detenção. Desde então, ele não vê sua família. A esposa e os filhos, que são nossos alunos, foram libertos mediante o pagamento de fiança. Entretanto, ele ainda está preso e na cadeia precisa pagar por tudo: para tomar banho, telefonar para a família e dormir em um espaço mais confortável possível no chão de um quarto com mais de 160 pessoas.

A família Dawood é muito unida e por isso sofre muito com essa situação. Recentemente, com a ajuda de várias pessoas, a fiança do Dawood foi paga. Entretanto, ele continua preso, quando já deveria estar liberto. Aqui então, contamos com a sua contribuição em oração. 

Ore pela liberdade do Dawood e pela sua saúde. Interceda para que seus filhos e esposa aguardem com paciência a saída dele da prisão para que possam ser transferidos a outro país. E também pelo sustento da família de Dawood.

Interceda também por nós, seus missionários aqui no Sudeste da Ásia. Ore por nossa saúde, sustento e proteção de Deus para enfrentar obstáculos que surgirem e continuar sendo luz para as crianças do Projeto Step by Step

 

Gladimir e Márcia Fernandes

Missionários no Sudeste da Ásia

Doe Agora