Quando chegamos ao Oriente Médio em 2008 não imaginávamos que utilizar símbolos ou sinais que expressassem nossa fé seria possível. De início nós estávamos preocupados se poderíamos usar símbolos cristãos, mas depois descobrimos que os cristãos árabes faziam questão de usar em seus carros e em suas casas esses símbolos da fé, tal como as decorações de natal e o crucifixo em um cordão ou em um brinco, um adesivo no carro, etc. 

Nada escrito, pois isso poderia ser considerado proselitismo, mas os símbolos eram usados. Vimos nisso um sinal de coragem da parte deles e passamos também a fazê-lo, em especial usar a cruz como um adereço de enfeite em um cordão.

Isso chamava a atenção de todos os muçulmanos com quem nos encontrávamos. Esse gesto tem gerado até hoje oportunidades aos nossos irmãos de compartilhar a sua fé com os muçulmanos.

Ana (nome fictício) ganhou uma Bíblia de um de seus parentes, um novo convertido. Ele pediu que ela lesse com atenção e deixasse que Deus falasse ao seu coração. Ela começou a ler junto com sua família, e quanto mais liam, mais dúvidas e perguntas lhe vinham à mente. Um dia em seu trabalho, uma jovem senhora entrou para fazer algumas compras. Depois da senhora pagar a conta, Ana, propositalmente se ofereceu a ajudar a levar as compras até o carro. Ao chegar no estacionamento, longe dos colegas de trabalho, Ana perguntou a senhora: “A senhora é cristã?” Pois Ana tinha reparado o crucifixo usado pela senhora em um colar. A Senhora respondeu afirmativamente e perguntou a Ana, a razão de sua pergunta. Ana respondeu que havia ganhado uma Bíblia e que estava lendo e havia muitas perguntas, e que ela e sua família gostariam de conhecer melhor sobre Jesus, e precisavam de pessoas capazes de explicar. Aquela senhora falou que estava pronta a ajudar.

Logo na semana seguinte ela foi com outro crente à casa de Ana e ali expôs o Evangelho para Ana e sua família, naquele mesmo dia, todos terminaram de joelhos entregando suas vidas a Jesus. A partir daí, Ana e sua família participam de um pequeno grupo de estudos, onde secretamente outros muçulmanos também estudavam a Bíblia. Aquela Senhora, não tinha vergonha e muito menos medo de expor a sua fé através daquele símbolo, a Cruz.

Isso criou a oportunidade de partilhar de Jesus com Ana e sua família. Ore para que nossos irmãos da igreja sofredora, continuem a ter coragem e ousadia em testemunhar de sua fé em Cristo.

Muito obrigado por continuar conosco, por orar por nós, sem suas orações não teríamos chegado até aqui. Nós também seguimos orando por todos que nos apoiam. Que Deus continue a suprir todas as vossas necessidades. Ore por Ana e sua família que continuam a crescer na fé. Ore por esse grupo e outros que estão se reunindo para estudar a Bíblia. Continue a orar para que Deus continue a guardar nossos irmãos, tanto na saúde como dos perigos. Ore por nossos irmãos que ainda estão na prisão por causa de Cristo.

No amor do Mestre,

Jessé e Quésia Carvalho
Coordenadores de Missões Mundiais para o Oriente Médio, Norte da África e Sahel Africano.

 

ADOTE