Muitas vezes há tantas demandas em nossas vidas que a saúde é colocada em segundo plano, não é verdade? O conselho do apóstolo Paulo a Timóteo é o mesmo para nós hoje: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina…"(1 Tim. 4:16a). Sem saúde não teremos condições de ensinar a sã doutrina. 

Com base nas palavras de Paulo, percebemos que ter cuidado com a saúde é tão importante quanto o ensino e o trabalho no campo. Estar saudável é algo imprescindível em qualquer lugar que estivermos e como diz a Palavra, não apenas será bom para nós, mas para quem estiver próximo a nós (1Tim 4:16b). Isso é algo que sempre procuramos lembrar às nossas missionárias no campo.

Quando fui para o Oriente Médio, tinha a preocupação com a minha saúde, pois tenho que fazer exames regulares devido à uma displasia mamária. Ao chegar lá me deparei com a realidade de que, como estrangeira, era importante procurar uma ginecologista visto que algumas mulheres estrangeiras tiveram dificuldades para serem atendidas por médicos nacionais. Além do fato de que não era comum para algumas mulheres irem a uma ginecologista para um tratamento prévio. Elas só procuravam orientação médica e faziam exames, se realmente houvesse alguma queixa ou suspeita. Não tinham o hábito de ir a uma consulta de rotina. Mesmo assim pude estar atenta a esta área em minha vida. 

Numa das minhas consultas, meu esposo foi comigo, porque é bom que nas consultas a paciente esteja acompanhada. Foram realizados todos os exames e graças a Deus estava tudo bem. E durante todo o período que lá estive, pude estar cuidando da minha saúde.

Em alguns países do Oriente Médio, muitas mulheres não têm a preocupação com o diagnóstico precoce para o combate do câncer de mama. Não é feita a conscientização do quanto o autoexame é importante para a saúde da mulher.

Com a campanha Outubro Rosa, em um dos nossos trabalhos na região, o Projeto Esperança aos Refugiados estará realizando a sensibilização deste tema para a saúde da mulher. Cremos que, a partir desta iniciativa, muitas mulheres serão despertadas para um olhar mais atento à sua saúde através do autoexame e também da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; trazendo assim uma melhor qualidade de vida  a cada uma delas. 

Oramos para que nossas missionárias tenham a oportunidade de, mais uma vez,  manifestar o amor de Cristo com as mulheres que trabalham, falando sobre o cuidado com a saúde. 

Quézia Carvalho

Missionária no Oriente Médio