Sempre que o mês sagrado do Ramadã para quase 2 bilhões de muçulmanos ao redor do mundo se aproxima, sentimos um frio na barriga, pois sabemos que isso implica na chegada de um tempo de extrema batalha espiritual. Quando estávamos no Oriente Médio, ouvimos de um dos líderes locais que o real significado do Ramadã era resumido numa única expressão: O mês do Mal!  E isso é a mais pura verdade, uma vez que presenciamos o mal em tudo durante esse mês.

Para a igreja perseguida, que resiste em sobreviver numa região como aquela, o Ramadã é um tempo de muitas lutas. Os crentes por lá precisam estar, diariamente, ainda mais atentos para não darem mais motivos aos que os perseguem: família, vizinhos, religiosos e governo.  Para eles, é um tempo de também aproveitar algumas oportunidades, principalmente com pessoas que estão mais abertas ao diálogo religioso e à devoção.  

Veja a seguir uma lista de pedidos de oração que recebemos de um dos líderes da região do Norte da África, com quem estreitamos relacionamento:

1) Liberdade para os cristãos; 

2) Abertura ao evangelismo no país; 

3) Sabedoria e coragem para os obreiros nacionais do país; 

4) Para que o Senhor abra os olhos do povo para que eles enxerguem o verdadeiro Deus; 

5) Para que o Eterno chame outros nacionais para o ministério; 

6) Por uma visão mais ampla para alcançar outros de nosso país, ore para que consigamos os recursos financeiros necessários para nos dedicarmos exclusivamente ao ministério.

 

Não deixe de interceder por esses pedidos de oração. 

Também quero compartilhar um testemunho que aconteceu um tempo atrás.  Fomos convidados para uma manhã especial na casa do “Servo-Generoso”. A comunidade inteira estava radiante. Todos bem-vestidos, com suas roupas novas, e muito animados por mais um fim de Ramadã. A família nos esperava com tudo pronto! Todas as crianças nos cumprimentavam bem à moda árabe, com beijinhos e tudo mais! Muitas delas eram nossos alunos nas iniciativas do PEM (esporte) e POPE (saúde), que levávamos àquela comunidade. 

Outro fato que descobrimos foi que as muitas visitas àquela casa se davam pelo fato de que ali antigamente era uma mesquita, e para a comunidade era um local "especial". Conversamos muito, demos boas risadas, comemos os doces e bebemos o chá típico! Quando nos preparávamos para sair, aquele homem disse a sua esposa e a um visitante que estamos convidados para celebrar com eles o feriado mais importante da fé islâmica: A Festa do Sacrifício (chamada também de "Grande Festa"), que aconteceria exatamente dois meses e 10 dias após o fim do Ramadã. Foi muito bom saber que estávamos ali, guardados pela intercessão dos irmãos do Brasil, e também que até mesmo sem entender todas as coisas, o Senhor segue à nossa frente abrindo portas e nos colocando em situações estratégicas para falar do seu amor, situações que nos levarão ao cumprimento da sua boa, perfeita e agradável vontade!

Ore pelos muçulmanos ao redor do mundo, para que muitos sejam alcançados através de sonhos e revelações especiais (principalmente durante o Ramadã). Interceda pela Igreja Perseguida, para que sigam perseverando na fé no Eterno mesmo a tantas adversidades. E ore por nosso amigo “Servo-Generoso”, para que ele tenha um encontro com o Salvador.

Viva a compaixão intercedendo pelo Mundo Árabe!

Caleb Mubarak

Missionário para o Mundo Árabe


ADOTE O MISSIONÁRIO