"Tudo tem um preço”, frase comum e verdadeira em muitos sentidos. Como qualquer outra colocação, esta frase pode ser usada no sentido negativo, expressando que tudo pode ser comprado, o que em muitos casos não é verdade. Mas há um outro sentido nessa expressão: em toda situação algum preço foi pago e de forma geral, nesse entendimento, a sabedoria popular é verdadeira.

Pergunte a qualquer missionário e você vai atestar que antes de vir ao campo e durante o ministério um dos principais temas é o sacrifício que precisará ser feito diariamente para que o trabalho siga em frente. Mas não o sacrifício penoso e contra a vontade, mas o princípio bíblico de entregar como oferta voluntária algo que nos custou: tempo, recursos, posições e oportunidades. Essa é uma realidade para toda vocação: mães, pais, professores, enfermeiros e qualquer profissional podem atestar que sacrifícios diários são necessários para se cumprir um compromisso feito e para exercer a vocação para qual entendem terem sido chamados. Quando Jesus nos chama para carregar a cruz, Ele nos alerta que há um preço a pagar e que é sabedoria comum calcular esse custo antes de assumir o privilégio de segui-lo (Lucas 14), há um preço. 

Esse, então, é um tema recorrente para aqueles chamados a levar a mensagem da Graça em terras distantes. E isso aconteceu com um dos nossos obreiros da terra, aqui no Leste da Ásia. Em uma das reuniões de rotina, perguntamos como estava o novo apartamento para o qual havia acabado de se mudar. Ele sorriu, respirou e disse: 

"— Finalmente está tudo certo, aliás eu fiz os cálculos e essa é sétima vez que mudo de casa nos últimos 4 anos!”. 

O Pr. Huang veio de outra província para trabalhar com Povos Não Alcançados (PNAs) em nossa região e por conta de adaptações, finanças e exigências de ministério, em média, ele mudou de casa a cada 7 meses. E isso é apenas a ponta do iceberg, pois cada mudança é um novo contrato, despesas extras, adaptações, pequenos problemas para resolver… Além de tudo isso, a vida não para; é preciso cuidar da família, exercer ministério e seguir em frente. Depois de contar de suas aventuras com as mudanças ele acrescentou: 

“— Mas está tudo bem. É um pequeno preço a pagar para ver o ministério seguir em frente”. 

O motivo principal da última mudança do Pr. Huang foi para estar mais próximo dos 5 pequenos grupos que ele cuida e para conseguir um lugar para acomodar mais pessoas. Ele falou que é possível receber até 50 pessoas na ampla sala do seu novo apartamento. Imediatamente respondemos com surpresa e preocupação: 50 pessoas? A resposta foi clara e inspiradora: 

“— Sim, foi por isso que acabei mudando para esse local, para poder reunir os pequenos grupos de vez em quando e ter maiores celebrações”.

Utilizamos o exemplo desse nosso obreiro da terra somente como uma amostra. O preço que ele e sua família pagam é muito alto para aqueles que estão ao redor observando, que não conhecem o compromisso deles com o Reino, que não conhecem o Pai que sacrificou o próprio Filho por eles. Mas para eles e para nós é apenas um custo calculado que não pode ser comparado com a alegria de ver a mensagem da Graça ser anunciada àqueles que precisam. Hoje o nosso obreiro cuida de mais de 50 pessoas, viaja para vilas e segue em contato com diferentes outros obreiros que precisam do apoio e cuidado dele. 

O Pr. Huang paga o preço que é preciso, mas ele é ciente de que nós, que cá estamos, pagamos o preço não porque temos algo de especial, mas porque o Senhor nos dá graça. Porque a intercessão de pessoas como você, nos sustenta. Porque o amor da Família de Deus é materializado por meio de suas ofertas. E porque sabemos que assim como nós, você e muitos outros têm pagado diferentes preços em diferentes formas. E é assim que o nome do Pai segue sendo glorificado ao redor do mundo. São sacrifícios que valem a pena.

“Tudo tem um preço”. Ele sabe o preço que você está pagando, siga perseverante pois Ele é por nós, o Filho é por nós, o Espírito é por nós, Nele não há preço que não possa ser pago.

Ael e Bel Oliveira

Missionários no Leste da Ásia

ADOTE O MISSIONÁRIO