“Calcem sapatos que possam fazê-los andar depressa ao pregarem o evangelho da paz”, (Efésios 6.15)

O que parecia ser apenas mais uma investida de Israel em território palestino contra o Hamas, agora chega ao Libano, Irã, Iêmen e pode se tornar um conflito com proporções muito maiores do que imaginamos. Temos irmãos em Cristo e missionários em ambos os lados. Nossa equipe acompanha os nossos missionários que atuam nos países mencionados, e outros na região, para cuidar de sua segurança e necessidades. Eles sabem que não estão sozinhos neste momento.

Não há previsão de paz por enquanto. O que prevejo é que os conflitos podem se intensificar ainda mais. Não creio que alguma medida política seja capaz de solucionar um problema de séculos.

Talvez a pergunta seja: O que o texto de Efésios tem a ver com a guerra no Oriente Médio? Paulo trata da guerra espiritual que cada um de nós trava contra as forças do mal. E tenho certeza de que há terríveis forças do mal agindo em meio a esta guerra e em tantas outras no mundo. O que me chama a atenção, no verso 15, é o desafio, como crentes, de calçar os sapatos que nos apressem a apresentar o “Evangelho da paz”.

Sim, o Evangelho é a única força que pode trazer paz. Primeiro, porque reconcilia o ser humano com Deus, e com isso põe por terra todas as coisas em nossa carne que provocam nossas guerras, tal como diz Tiago 4.1. E, em segundo, como consequência, reconcilia o ser humano com o outro ser humano. A cruz nos torna iguais, pecadores redimidos pela graça de Deus, e por isso ninguém pode se gloriar ou se achar superior aos outros.

Um dos nossos missionários na região testemunha que em meio a esse conflito, cristãos israelenses e cristãos árabes (palestinos) estão orando juntos pela paz, chorando pelas vidas ceifadas em ambos os lados nessa guerra. E recebi, recentemente, informações de nossos irmãos no Irã que estão orando pelo fim do conflito e pedindo a Deus que traga paz entre o seu povo e Israel. Seria difícil imaginar que algum governo, líder político, ou qualquer grande influenciador nas mídias sociais fizesse com que judeus e palestinos se abraçassem. Somente o poder do Evangelho de Cristo! Por isso, devemos continuar sendo ágeis e urgentes em pregar o Evangelho aos confins da terra. Só há um Rei da Paz, Jesus Cristo ressurreto!

Hoje, ainda convivemos com os conflitos por causa da presença do pecado, mas somos embaixadores do Rei da paz e devemos agir com todo vigor para que Seu reino alcance os corações aprisionados pelo mal e pelo pecado. Um dia Ele voltará para estabelecer definitivamente seu Reino, eterno, de justiça e paz.

Enquanto isso não acontece, ainda temos tempo para fazer com que Sua mensagem chegue ao máximo possível de pessoas, e não faz diferença se são israelenses, palestinos, iranianos, sauditas, americanos etc. Todos se tornam irmãos e filhos de Deus.

Obrigado, mais uma vez, por continuar conosco na tarefa de completar a missão. Deus abençoe!

Pr. Jessé e Quésia Carvalho – Coordenadores da JMM no Oriente Médio, Norte da África e Sahel Africano.