Precisamos Evangelizar o Japão
- Redação JMM
Somos gratos a Deus por sua vida e seu compromisso com a Grande Comissão, tarefa entregue pelo próprio Jesus a seus discípulos para ir e fazer novos discípulos de todos os povos da terra, a partir da nossa casa até os lugares mais distantes e desafiadores. Uma tarefa que, humanamente, seria impossível para ser realizada, mas perfeitamente realizável através do poder do Espírito Santo. Ele nos entregou a tarefa e a promessa de estar conosco todos os dias (Mateus 28.19,20).
Olhando para a tarefa de alcançar um país como o Japão, que diante dos dados estatísticos, da História e da realidade espiritual, nossa primeira reação pode ser a mesma do sacerdote Zacarias quando soube que sua esposa, Isabel, teria um filho. “Como posso ter certeza disso?”, registra Lucas 1.18. Como ter a certeza de que o povo japonês será alcançado pelo Evangelho?
O cristianismo chegou ao Japão por intermédio do missionário católico Francis Xavier, da Ordem Jesuíta, em 1549. Os primeiros missionários evangélicos chegaram em 1859. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, o cristianismo foi perseguido e restringido no Japão, com apenas curtos períodos de liberdade religiosa.
O Japão tem, atualmente, uma população de 122 milhões de pessoas. Numa pesquisa realizada entre 102 países, o Japão ficou em 1º lugar no tema “irrelevância da religião para a sua vida”. Apenas 0,5% da população é considerada evangélica.
O Japão, enquanto nação, saiu devastado da Segunda Guerra Mundial e, desde então, se recuperou econômica e socialmente, mas não espiritualmente. A liberdade religiosa foi estabelecida no país em 1947, e os japoneses agora têm acesso livre e abundante às igrejas, conferências, materiais de discipulado, bíblias e muitos outros recursos. Mesmo assim, o Japão é o maior povo não-alcançado do mundo com liberdade religiosa.
Como ter a certeza de que o povo japonês será alcançado pelo Evangelho? Algumas das respostas são a fidelidade ao chamado da Grande Comissão, crendo no poder do Espírito Santo, orando pelo povo japonês, trabalhando em parcerias e enviando missionários. Missões Mundiais, após mais de um ano conversando com a Convenção Batista de Okinawa, firmou uma parceria para envio de missionários e trabalhos em conjunto para alcançar o povo japonês. Graças a Deus por essa parceria, e creio que dará muitos frutos porque, sim, o povo japonês deixará de ser considerado “não-alcançado”, para a glória de Deus! E você, também acredita que o Japão se tornará um país alcançado?
Louvamos a Deus por sua fidelidade à obra missionária, por suas orações, disposição em servir, de ir e de investir!
Um abraço, de sua família missionária!
Pr. Igor e Letícia Oliveira
Missionários no Leste da Ásia