Com um material de aconselhamento cristão, o projeto Calçada tem restaurado a vida de crianças que passam por situações difíceis, que geram traumas emocionais. Nos últimos dois anos comprovamos o quanto o Calçada contribui para melhorar a autoestima das crianças aconselhadas aqui no Sudeste da Ásia.

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1.9)

Débora é uma menina que vive em um orfanato há 8 anos. Ninguém sabe a sua idade real, nem temos nenhuma informação sobre seus familiares. Débora foi encontrada vivendo como um animal nas ruas, dormia nas varandas das casas de um vilarejo e se alimentava de lixo. Quando foi trazida para o orfanato tinha grandes dificuldades para viver em comunidade, receber cuidados básicos e se relacionar com os outros. Embora tivesse todas as refeições à mesa, ainda procurava o que comer na lixeira. Durante o aconselhamento do Projeto Calçada, Débora abriu o coração, expressou o desejo de conhecer sua família (embora não soubesse a quem procurar) e pediu oração para que tivesse uma melhor autoestima. Dias depois soubemos que ela estava mais tranquila e não dava tanto “trabalho” como antes, e demonstrava interesse por aprender a cozinhar e ajudar na preparação dos alimentos.

Rika é uma menina de 12 anos que estava com o coração muito amargurado. Recentemente descobriu que seu pai matou a sua mãe. Ela se lembrava do dia em que encontrou sua mãe caída no chão da cozinha, mas não sabia que isso aconteceu por causa de uma briga entre os pais. No entanto, durante o aconselhamento, Deus ministrou cura ao seu coração ferido pela perda da mãe e pelo ódio ao pai. Ao final, ela fez um pedido de oração para que, um dia, reencontrasse com sua família. Perguntei se gostaria de rever apenas seus irmãos, ou também o seu pai. E ela respondeu que gostaria muito de reencontrar o seu pai também, pois não sentia mais raiva dele.

Oscar é um rapaz de 23 anos, abandonado pela mãe que se mudou para outro país e nunca mais deu notícias. Isso fez com que este jovem passasse a ser agressivo com todas as mulheres com quem tinha contato. Além disso, carregava uma dor profunda por causa da perda de seu pai. Oscar se envolveu com más companhias, drogas e álcool. Quando seu pai adoeceu, ele se sentiu extremamente culpado, pois por muitas vezes roubou dinheiro do próprio pai e não teve como pagar o tratamento médico. Seu pai faleceu e Oscar convivia há anos com esse sentimento de culpa, vergonha e dor. Após o aconselhamento, ele disse que se sentia como “um rio que leva vida para tudo que está dentro dele e ao redor dele”!

Não é lindo ver o quanto a ação de Deus é poderosa para curar? Eu fico maravilhada ao ver a transformação de cada uma dessas crianças, adolescentes e jovens! O projeto Calçada é uma ferramenta que ajuda muitas crianças a ter sua autoestima melhorada e o coração curado, e, com isso, seus relacionamentos mudam para melhor e a vida passa a ter uma nova perspectiva.

Peço que ore pelas crianças já aconselhadas, para que o inimigo não roube a boa semente da Palavra plantada em seus corações; pela vida daquelas que ainda serão aconselhadas, para que se abram e o Espírito atue poderosamente ministrando cura emocional; por recursos necessários para a realização de um treinamento de educadores que, assim como eu, sejam capacitados a trabalhar no projeto Calçada e muitas outras crianças sejam alcançadas.

Que o Senhor, em sua riqueza e glória, supra cada uma de suas necessidades.

Adote este projeto

 

Rute Machado
missionária no Sudeste da Ásia