No final de 2023, a ACNUR, Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, informou que, ao longo do ano, 47,2 milhões de crianças foram deslocadas devido a conflitos e violência. Entre 2018 e 2023, em média, 339 mil bebês nasceram como refugiados, totalizando aproximadamente 2 milhões.

Em 2024, com as crescentes guerras no Oriente Médio e no Norte da África, os números não melhoraram muito. Em outubro, a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, informou que a Faixa de Gaza se tornou o pior lugar para uma criança viver. Além disso, os conflitos na Cisjordânia, Líbano, Sudão e em outros países da região também resultaram em um grande número de refugiados, principalmente crianças.1

Embora os dados se tornem cada vez mais alarmantes com o passar dos anos, não é recente o fato de que as crianças que vivem em contextos de conflitos armados ou estão sujeitas a manifestações climáticas se encontram em situações de grande estresse, luto, privação de direitos e traumas profundos. Mas, afinal, o que pode ser feito por elas? Pensando em responder a essa questão, há mais de 10 anos Missões Mundiais encontrou uma maneira de oferecer socorro a essas crianças, criando o Projeto Tenda de Brincar.

Em meio ao caos da violência global e do deslocamento forçado, a Tenda de Brincar propõe-se a ser um espaço lúdico em meio ao campo de refugiados, no qual as crianças podem se sentir seguras e livres para se desenvolver nos aspectos físicos, emocionais, sociais, culturais e cognitivos, por meio de brincadeiras e atividades estimulantes.

O projeto baseia-se no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, que estabelece que toda criança tem direito ao descanso, ao lazer e ao brincar, a participar de atividades recreativas apropriadas à sua idade e a aproveitar livremente a vida cultural e as artes. Dessa forma, o projeto proporciona um ambiente onde as crianças – principalmente aquelas entre 4 e 6 anos – podem resgatar a alegria, acolhendo e ressignificando suas emoções e traumas decorrentes das mudanças e situações vividas durante o processo migratório, os conflitos e as perseguições.

No coração do projeto está a brincadeira, como o próprio nome sugere. A metodologia adotada coloca o brincar como ferramenta central para que elas expressem seus sentimentos e ressignifique experiências dolorosas, conectando seu mundo interior ao exterior. Atualmente, com três unidades – duas no Oriente Médio e uma na África Subsaariana – a Tenda oferece também oficinas semanais que abrangem temas diversos, de saúde e meio ambiente a dinâmicas familiares, além de incluir momentos de contação de histórias bíblicas e testemunhos de vida.

Além disso, a estrutura do projeto contempla uma brinquedoteca, onde os pequenos são acolhidos e recebem estímulos adequados para o seu crescimento, e uma área de aconselhamento com encontros individuais realizados por profissionais capacitados, que ajudam a trabalhar questões como a baixa autoestima e outros desafios emocionais. A proteção contra a exploração sexual também é prioridade, com ações que envolvem não apenas as crianças, mas também suas famílias, associações de bairro, igrejas e outros grupos locais.

No Oriente Médio, o projeto beneficia 500 crianças refugiadas em acampamentos, proporcionando a elas um ambiente de cuidado e acolhimento. Na África, 100 crianças deslocadas internamente – vítimas de ataques terroristas – também contam com o apoio da Tenda, além de receberem benefícios no contexto da crise de fome que afeta a região. No total, centenas de crianças já passaram pelo projeto, beneficiando-se, juntamente com suas famílias.

Reconhecido e premiado internacionalmente, a Tenda de Brincar segue seu propósito de proporcionar às crianças não só um espaço de lazer, mas também de cura e esperança. O sonho é expandir sua atuação, através da inauguração de novas unidades em lugares com necessidades, para continuar levando a alegria e o amor de Jesus a um número cada vez maior de crianças e suas famílias.

Você pode fazer parte disso ao orar e ofertar para esse projeto. Com um valor de 90 reais por mês, você garante alimento para as crianças e contribui para a construção de mais duas unidades do Projeto Tenda de Brincar na África.

Sua oferta pode transformar a vida de uma criança para sempre! Através dela, podemos:

  • Alimentar uma criança necessitada;
  • Levar alegria e esperança para as crianças que mais precisam;
  • Devolver a uma criança o direito de voltar a SONHAR.

Comprometa-se a ser esperança e luz na vida de milhares de crianças por meio do sustento do Projeto Tenda de Brincar.

Doe através do site https://doeesperanca.missoesmundiais.com.br/ ou faça um PIX para a Junta de Missões Mundiais, utilizando a chave CNPJ 34.111.088/0001-30.

O comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp da Central de Atendimento: (21) 98055-1818, com sua identificação e o destino da oferta.

Jamile Darlen

Jornalista em Missões Mundiais

 

1(A Deepening Humanitarian Crisis for Children in the Middle East)