“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos,pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” (Lamentações 3:22-23)

"Ael, enquanto vocês estiverem aqui conosco, peço que fale em nossa reunião, pode ser? E a Bel pode dar uma aula de defesa pessoal para as meninas do nosso projeto?”. Esta mensagem foi enviada por um casal de amigos, também obreiros da JMM, que servem em um país no Sudeste asiático. Programamos uma viagem, de alguns dias, para estar com eles e abençoar os projetos que desenvolvem. Convites como esse, geralmente, tem uma resposta automática: “Sim, com alegria”!

Algumas semanas após confirmar nossa viagem, passamos a enfrentar um período muito turbulento, especialmente no âmbito emocional. Estresse, pressões, ansiedade e preocupações são “pratos diários” para quem trabalha em um contexto como o nosso. Mas, por vezes, esta indigesta dieta chega de forma muito pesada, e foi essa a sensação naqueles dias, a tal ponto de pensarmos em pedir que cancelassem os compromissos. Paramos um pouco, colocamos diante dEle e, amparados pela intercessão de amigos como você, decidimos confiar na promessa de que a graça dEle se aperfeiçoa em nossa fraqueza e seguimos com os planos.

Confiando no poder do Espírito Santo, seguimos viagem e chegou o dia em que o Ael compartilharia. Como sempre, o Pai foi fiel e o Ael compartilhou sobre as dificuldades emocionais que todos passamos, e que não são exclusivas nossas porque grandes homens e mulheres da Palavra tiveram seus momentos sombrios, como no caso do profeta Elias, que chegou ao ponto de pedir a morte (1Reis 19). Pela bondade de Deus, Elias não só foi restaurado, como elevado à presença do Pai sem experimentar a morte! O encontro aconteceu na casa de nossos amigos e assim que todos os convidados se foram, os missionários relataram que uma das senhoras estava profundamente impactada pela palavra, pois passava por um momento extremamente difícil na família e em sua saúde, a ponto de ter pensamentos suicidas várias vezes.

Alguns dias depois, foi a vez da Bel ministrar um rápido curso de defesa pessoal para um grupo de meninas. A Bel ministra o mesmo curso em diversas ocasiões e sempre é um momento abençoador porque ela fala sobre segurança, valor, realização, alegria e confiança. Não rara as participantes abrem o coração, compartilham suas dores e a Bel tem oportunidades para abençoar vidas. Mas, desta vez, sentia que era ela quem precisava de ajuda extra e, por isso, pedimos graça extra do Pai sobre o momento, especialmente porque o curso era direcionado a adolescentes. A aula foi uma alegria, as meninas se divertiram, perguntaram, responderam, aprenderam e, ao final, queriam saber quando seria a próxima vez! Bel estava muito feliz, especialmente porque sentiu o alívio de cumprir o compromisso.

Não bastasse a satisfação por “completar a missão”, a nossa amiga compartilhou algo que uma das meninas do curso estava acompanhada do seu irmão mais velho, que observava a aula, à distância. Enquanto a irmã interagia com a Bel e as outras meninas, ele disse que não sabia quando foi a última vez que viu sua irmã sorrir, brincar e se envolver com alguma atividade; “mal parece ela!”, disse ele. A missionária contou que ela luta contra a depressão há cerca de dois anos, e que a família sofre muito. Fomos alvo da fidelidade dEle e testemunhamos o agir do Espírito Santo!

Esse cardápio indigesto (estresse, ansiedade, pressões e preocupações) minam as forças e não são exclusividades nossas; entendemos que você também passa por isso. Portanto, creia que o mesmo Espírito Santo, que nos dá poder para servir em meio à nossa fraqueza, é o mesmo que te ajudará a cumprir as diversas missões à frente. As forças podem faltar, mas Ele nunca falta!

ORE

  • Pelo amor de Deus em nossa vida nos momentos de pressões, ansiedade, estresse e preocupações, que possamos descansar nele.
  • Pelas sementes plantadas nos corações das pessoas com as quais convivemos na viagem.
  • Pelo agir do Senhor em meio aos corações contritos de tristeza, como a depressão.

 

Ael e Bel Oliveira

Missionários de Missões Mundiais no Leste da Ásia

APOIE FINANCEIRAMENTE OS MISSONÁRIOS AQUI