Você já se perguntou o porquê das pessoas cursarem uma faculdade de Teologia? Para quem acredita que essa graduação é somente para pastores, está um pouco equivocado! O estudo da Teologia se destina a pessoas com objetivos distintos, que não necessariamente seja o ministério pastoral. Além disso, os objetivos do curso podem variar de acordo com a universidade.

Como é o curso de Teologia?

No Brasil, atualmente há mais de 100 instituições certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) com o curso superior de Teologia, presencial ou à distância, no grau Bacharelado ou Licenciatura.

De forma geral, os cursos de Teologia estudam Deus, o contexto histórico das religiões e sua influência na sociedade. Porém, cada instituição tem um viés diferente. Por isso, antes de escolher um curso de Teologia, é extremamente importante checar se os valores e objetivos da faculdade são conforme suas expectativas e princípios.

O curso de Teologia da FABAPAR

O Bacharelado em Teologia da FABAPAR possui a duração de 4 anos, tanto a graduação a distância como o presencial que acontece em Curitiba – PR. O curso está ligado com os valores éticos, morais e espirituais do cristianismo.

O objetivo é desenvolver nos alunos atitudes éticas, habilidades intelectuais (acessar, interpretar e saber lidar com diferentes informações e conhecimentos) e competências para compreender a diversidade das teologias nas diferentes culturas, sendo capaz de analisá-las à luz dos diferentes momentos históricos e contextos em que se desenvolvem, tornando-se um(a) teólogo(a) crítico(a) e reflexivo(a), capaz de entender a dinâmica do fato religioso que perpassa a vida humana em suas várias dimensões.

Propósito do curso de Teologia

A educação teológica ministrada pela Faculdade tem o objetivo de formar bacharéis em Teologia capacitados a atuarem:

  • Em igrejas como pastores, missionários, ministros em áreas específicas do ministério (casais, idosos, separados, aconselhamento, capelania, etc.);
  • Como professores em igrejas e instituições teológicas menores;
  • No ensino religioso em escolas públicas e privadas;
  • Como escritores e formadores de opinião;
  • No ensino eclesiástico e liderança avançada nos campos de interesses das igrejas locais dos mais variados grupos religiosos;
  • Em ONGS, desenvolvendo diversas atividades sociais que tornem o cidadão mais digno, conhecedor de seus direitos e apto a desenvolver sua cidadania e humanidade saudável na comunidade em que vive.

Habilitações do curso de Teologia da FABAPAR

O curso presencial de Teologia da FABAPAR permite que os alunos escolham entre quatro habilitações ao longo do curso: exegese, louvor e adoração, missões e pastoral. Dessa forma, cada um pode estudar com foco no seu propósito.

Para quem se destina o curso de Teologia?

A graduação em Teologia na FABAPAR busca formar teólogos e líderes religiosos para atuarem em todas as áreas do conhecimento e segmentos políticos sociais.

Pastores e futuros pastores

A graduação em Teologia é extremamente importante para quem quer seguir o ministério pastoral. Afinal, é necessário ter conhecimento aprofundado da Palavra de Deus para ensinar sobre ele.

Líderes de ministério

O curso de Teologia não é somente para quem deseja seguir o ministério pastoral, mas também para todas as pessoas que têm chamado ou já exercem a liderança em algum ministério. Conhecer mais a Deus e seus ensinamentos é muito importante para quem tem alguma posição de influência na igreja.

Educadores

A graduação em Teologia também se destina aos educadores, ou seja, aqueles que possuem a intenção de se tornarem professores de Teologia, dar aulas nas escolas bíblicas das igrejas ou lecionar ensino religioso nas escolas. Por isso, também temos nosso mestrado profissional em Teologia.

Cristãos

O Bacharelado em Teologia também é para cristãos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Deus, Bíblia e contexto histórico do Cristianismo, mesmo que não exista nenhuma intenção ministerial ou de liderança.

Inclusive, temos muito alunos que cursam Teologia com a intenção de adquirir mais conhecimento sobre o Cristianismo. Como o Adelson, que é aluno do Bacharelado em Teologia EAD, confira seu depoimento aqui.

Conheça nossos cursos!

Nós temos um catálogo amplo de cursos que permitem a nossos alunos se prepararem e se tornarem especialistas para desempenharem suas missões com excelência.

Dúvidas? Fale com a Fabapar!
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (41) 3024 8142 | 0800 600 8142

 

Equipe Fabapar