Conforme uma pesquisa da BBC News (Inglaterra), a Estônia já chegou a ser considerado o país menos religioso do mundo. Os jovens aprendem que o cristianismo é a fé dos colonizadores, pois veio com a onda de invasões da Alemanha e Dinamarca – que dominaram o país por anos até sua independência em 1918. A educação, no entanto, não é a única que omite questões de religião. No último senso estatístico do governo estoniano “Minifacts about Estonia 2017” (em português, “Mini Fatos sobre a Estônia 2017”), palavras como “religião”, “espiritualidade”, “Deus”, “Jesus Cristo” ou “cristão” não são mencionadas nem uma vez. Já o artigo atualizado em 2017, da World Atlas, mostrou que mais de 50% da população é ateia ou agnóstica.

Entretanto, não existem obstáculos intransponíveis para a obra de Deus. Apesar de todas as pesquisas e estatísticas que apontam uma nação sem fé, a mensagem do Evangelho tem sido transmitida pelo missionário da terra Jacob Remmel e sua equipe. Através deles, uma igreja foi plantada e serve em cinco cidades do país por meio de congregações – todas são registradas na União das Igrejas Batistas da Estônia. Através delas, no ano passado, 30 pessoas foram batizadas para a glória do Reino de Deus! Veja algumas fotos que registraram esse momento de grande alegria:

 

 

 

fonte: @3Dkogudus

 

 

O projeto guiado pelo missionário Jacob Remmel e sua esposa Maali-Liina, tem sido desenvolvido há 7 anos. As cinco congregações já reúnem uma média de 174 pessoas presentes, enquanto nos 8 pequenos grupos, a média é de 146 frequentadores semanalmente. O crescimento do número de cristãos é motivo de grande alegria e de gratidão ao Senhor pelas vidas alcançadas. O missionário está trabalhando ativamente no despertar e treinamento de novos líderes para que eles tenham condições de prosseguir com a obra de novos trabalhos e plantando mais igrejas.

“Neste momento, nossa escola de liderança está indo bem – há 26 pessoas se formando”, contou Jacob Remmel.

Além do trabalho de formação de líderes, junto com as congregações criadas, eles têm abordado muitos jovens universitários e suas famílias. Atualmente, os eventos voltados para a juventude acontecem uma vez por mês em três cidades na qual o projeto atua. O missionário coordenador Hans Berzins, que esteve no país visitando o missionário da terra, compartilha conosco a história de um dos jovens alcançados através do trabalho de evangelismo realizado:

“Encontrei um jovem chamado Markus, que estudava música na universidade local. Ele testemunhou que tinha se convertido recentemente e nos contou um pouco de sua história. Ainda criança ele viu seu pai assassinando sua mãe – o que certamente lhe trouxe profundos traumas. Foi criado por sua avó materna e o pai ficou preso. Quando ingressou na universidade, conheceu a igreja do nosso missionário Jacob Remmel, que na época estava começando. Passou a frequentar a igreja e depois de algum tempo se converteu e foi batizado. Após entregar sua vida para Deus, procurou o pai, ainda preso, e também pode testemunhar de Cristo para ele. Hoje Markus serve também na igreja na área da música.”

 

 

O casal de missionários Hans e Elaine Behrsin junto com o jovem Markus

 

Os missionários Jacob Remmel e sua esposa Maali-Liina

 

 

Deus tem agido no meio de um povo sem fé e através de seus servos, muitas vidas têm sido transformadas. Pessoas que têm encontrado a verdade da Palavra, a mensagem de amor e restauração de Jesus Cristo quando morreu por todos na cruz do calvário.

Ore pela vida dos missionários Jacob Remmel e Maali-Liina (eles em breve terão seu primeiro filho), pelo despertar e formação de novos líderes, pelo trabalho realizado nas cidades e também pelo crescimento e multiplicação da igreja e congregações plantadas.

Faça a Estônia se alegrar com as suas orações e doações!

Doe Agora

 

Veja como tem sido o trabalho em uma das congregações: @3Dkogudus

 

  

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)